Notícias

Alunos da EMEF Jose Kauffmann visitarão o Museu de Transportes da SPTrans.

Ação faz parte do Maio Amarelo, atenção pela vida.

Publicado em: 26/05/2017 16h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Alunos_EMEF_Jose_Kauffmann_visitarao_Museu_Transportes_SPTrans_740_x_430.jpg

A unidade escolar EMEF Jose Kauffmann, da Diretoria Regional de Educação Pirituba / Jaraguá (DRE PJ), participa de forma ativa do movimento “Maio Amarelo, atenção pela vida”. Movimento que está ocorrendo durante todo esse mês na cidade de São Paulo, nas escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). No próximo dia 30 de maio 40 alunos do 5º ano participarão de visita monitorada ao Museu de Transportes da SPTrans, localizado na Av. Cruzeiro do Sul, 780 – Canindé /SP.

A Assistente de Direção (AD) Michele Félix, informou que os alunos estão muito ansiosos e empolgados com o passeio. Ela enxerga essa iniciativa como muito importante para que as crianças tenham essa conscientização em relação ao trânsito.

O museu – Fundado por iniciativa do ex- funcionário da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), Gaetano Ferolla, foi enriquecido por doações de colecionadores e instituições e foi inaugurado em 1985. Atualmente é mantido e administrado pela SPTrans.

Os visitantes têm a sua disposição um jardim com bancos e luminárias que retratam a década de 20 e um bonde de areia instado, cuja função era espalhar areia nos trilhos para evitar derrapagens dos veículos que carregavam passageiros.

Os alunos também terão a oportunidade de ver relíquias no museu como o primeiro bonde a circular no Brasil – no Rio de Janeiro, em 1859, e em São Paulo, em 1872 – até o primeiro trólebus de fabricação nacional, produzido em 1960.

Michele nos contou que serão realizados mais 2 passeios ainda este ano. Os alunos visitarão o Museu do Futebol, no dia 02 de junho e o Museu da Imagem e do som (MIS), no dia 28 de junho.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma menina sentada no chão abraçando um livro e sorrindo.

Leitura que acolhe, ensina e transforma: SME destaca livros para o Dia Nacional do Livro Infantil 

Publicado em: 18/04/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Vista superior de várias crianças reunidas em círculo, com os punhos encostados no centro. Em cada mão há um desenho simples de coração feito com caneta, simbolizando união e afeto. As crianças usam roupas casuais e estão próximas umas das outras, formando uma composição que transmite coletividade, amizade e colaboração.

Projeto em escola infantil leva o espanhol às culturas migrantes 

Publicado em: 17/04/2026 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de pessoas adultas sentadas em volta de mesas coletivas e um adulto em pé.

Escola Municipal de Formação abre cadastro de formadores para servidores

Publicado em: 17/04/2026 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto Fachada do CEU São Mateus

CEUs terão funcionamento especial durante o feriado prolongado 

Publicado em: 17/04/2026 9h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Montagem com quatro imagens que retratam práticas sustentáveis em ambiente escolar. No canto superior esquerdo, há uma estrutura de madeira em área verde, acompanhada de placas informativas, sugerindo um espaço educativo ambiental. No canto superior direito, uma mesa exibe diversas garrafas reutilizadas e um painel explicativo sobre compostagem. No canto inferior esquerdo, duas estudantes cuidam de uma horta, observando e manuseando plantas em um canteiro. No canto inferior direito, um grupo de estudantes caminha em área arborizada, carregando uma estrutura de madeira, indicando atividade prática ao ar livre. A composição destaca ações educativas voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Escolas já podem se inscrever em prêmio internacional de sustentabilidade na educação

Publicado em: 16/04/2026 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

«1 2 3 1.647