Alunos da EMEF Eduardo Prado tem contraturnos recheados de atividades

Com aulas de violão, desenhos artísticos, clube de leitura, vôlei, e até jogos matemáticos, os estudantes da escola da zona leste da capital desenvolvem diversas habilidades

Publicado em: 04/04/2024 15h25 | Atualizado em: 04/04/2024

Fotografia mostra vários estudantes da EMEF Eduardo Prado segurando o libro do Pedro Bandeira, "A droga da obediência".
Na EMEF Eduardo Prado, localizada no Jardim Brasília, zona leste da cidade, os alunos possuem um cardápio de atividades que fazem parte do Programa Mais Educação São Paulo, que consiste em ações para ampliar o tempo de permanência dos estudantes no ambiente escolar por meio de ações no contraturno. Em algumas opções, a demanda chegou a ser tanta que foi necessário criar uma fila de espera.

O professor Albert Julian conduz as aulas de violão e desenho artístico. Com ajuda de colegas, o professor conseguiu doação de alguns instrumentos, e assim, crianças que nunca tiveram a oportunidade de ter um violão, puderam iniciar aulas duas vezes por semana. Atualmente há 19 alunos na turma.

A ideia é que possam aprender pelo menos o básico para que saibam ler cifras e tocar músicas que tenham vontade. Há também o caso de um aluno que iniciou a aprendizagem nas aulas e hoje é guitarrista. “Começamos com as aulas de violão em 2018. Eu tento deixar claro para eles que há espaço para tudo. É um enriquecimento cultural. Além da aula, a prática trabalha ritmo, estilo, dedicação e comprometimento”, explica Albert.

Já as aulas de desenho artístico tiveram início em 2023, e atualmente há 20 alunos na turma e nessa modalidade são trabalhados elementos de histórias em quadrinhos, pintura oriental, letras, observação atenta e perspectiva.

”O desenho é algo muito mais democrático pois precisa apenas de um lápis e uma folha de papel para acontecer. O mais interessante é eles descobrirem que arte não é dom, e tudo aquilo que nos dedicamos a fazer, acaba evoluindo. É sempre um desafio a ser superado”, afirma o professor.

A EMEF também possui um clube de leitura com alunos do 6º ao 9º ano que acontece toda sexta-feira em que são lidos cerca de 4 livros por ano e no momento há uma lista de espera de mais de 30 alunos. A professora Andreza Sales conseguiu implementar uma cultura da leitura na unidade escolar que conta com aproximadamente 800 alunos e a aderência da sala de leitura é significativa.

Ano passado, quando receberam os livros do programa Minha Biblioteca, a professora implementou uma forma diferente de distribuição dos livros, em que os estudantes escolhem quais gostariam de ler. Para que isso fosse possível, em 2023, ela pediu ajuda dos alunos do clube de leitura para que fossem feitas resenhas de 98 livros. E em três semanas, todas elas foram realizadas. Assim, eles fizeram vídeos com resenhas que foram para as redes sociais e no dia de chegada dos livros, os alunos já sabiam que livros queriam, como uma livraria.

“O Clube de Leitura é um espaço de oportunidade. Um ambiente leitor que oferta aos estudantes possibilidades: para aqueles que já gostam de ler e tem o hábito, serve como desafio para conhecer novas obras e autores e também para fazer leituras mais desafiadoras, tanto no tamanho do livro, quanto na sua complexidade e para aqueles estudantes que ainda não têm o hábito leitor, o projeto assume o papel de criar esse hábito, através do compromisso. Ler juntos é mais divertido, ter com quem falar sobre uma história. No fim, as reuniões do Clube são pura diversão, regadas a boas histórias“, afirma a professora Andrezza.

Para acompanhar os trabalhos da EMEF Eduardo Prado, basta seguir: https://www.instagram.com/edupradomidias

Um grupo de crianças sentadas em uma quadra com uma rede de voleibol baixa

CEU Parque São Carlos realiza festival de vivências paralímpicas

Publicado em: 29/04/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com mosaico colorido e a frase

Inscrições abertas para o 8º Prêmio Territórios Tomie Ohtake

Publicado em: 26/04/2024 5h52 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra grupo de pessoas posando para foto em auditório.
foto de mulheres sentadas, explicando o conteúdo projetado em duas telas ao fundo
Fotografia mostra o ambiente de uma biblioteca, com estante de livros, mesas e cadeiras e puffs.

CEUs estão com programação especial nas bibliotecas

Publicado em: 24/04/2024 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação