Notícias

Alunos da EMEF Eduardo Prado tem contraturnos recheados de atividades

Com aulas de violão, desenhos artísticos, clube de leitura, vôlei, e até jogos matemáticos, os estudantes da escola da zona leste da capital desenvolvem diversas habilidades

Publicado em: 04/04/2024 15h25 | Atualizado em: 04/04/2024

Fotografia mostra vários estudantes da EMEF Eduardo Prado segurando o libro do Pedro Bandeira, "A droga da obediência".
Na EMEF Eduardo Prado, localizada no Jardim Brasília, zona leste da cidade, os alunos possuem um cardápio de atividades que fazem parte do Programa Mais Educação São Paulo, que consiste em ações para ampliar o tempo de permanência dos estudantes no ambiente escolar por meio de ações no contraturno. Em algumas opções, a demanda chegou a ser tanta que foi necessário criar uma fila de espera.

O professor Albert Julian conduz as aulas de violão e desenho artístico. Com ajuda de colegas, o professor conseguiu doação de alguns instrumentos, e assim, crianças que nunca tiveram a oportunidade de ter um violão, puderam iniciar aulas duas vezes por semana. Atualmente há 19 alunos na turma.

A ideia é que possam aprender pelo menos o básico para que saibam ler cifras e tocar músicas que tenham vontade. Há também o caso de um aluno que iniciou a aprendizagem nas aulas e hoje é guitarrista. “Começamos com as aulas de violão em 2018. Eu tento deixar claro para eles que há espaço para tudo. É um enriquecimento cultural. Além da aula, a prática trabalha ritmo, estilo, dedicação e comprometimento”, explica Albert.

Já as aulas de desenho artístico tiveram início em 2023, e atualmente há 20 alunos na turma e nessa modalidade são trabalhados elementos de histórias em quadrinhos, pintura oriental, letras, observação atenta e perspectiva.

”O desenho é algo muito mais democrático pois precisa apenas de um lápis e uma folha de papel para acontecer. O mais interessante é eles descobrirem que arte não é dom, e tudo aquilo que nos dedicamos a fazer, acaba evoluindo. É sempre um desafio a ser superado”, afirma o professor.

A EMEF também possui um clube de leitura com alunos do 6º ao 9º ano que acontece toda sexta-feira em que são lidos cerca de 4 livros por ano e no momento há uma lista de espera de mais de 30 alunos. A professora Andreza Sales conseguiu implementar uma cultura da leitura na unidade escolar que conta com aproximadamente 800 alunos e a aderência da sala de leitura é significativa.

Ano passado, quando receberam os livros do programa Minha Biblioteca, a professora implementou uma forma diferente de distribuição dos livros, em que os estudantes escolhem quais gostariam de ler. Para que isso fosse possível, em 2023, ela pediu ajuda dos alunos do clube de leitura para que fossem feitas resenhas de 98 livros. E em três semanas, todas elas foram realizadas. Assim, eles fizeram vídeos com resenhas que foram para as redes sociais e no dia de chegada dos livros, os alunos já sabiam que livros queriam, como uma livraria.

“O Clube de Leitura é um espaço de oportunidade. Um ambiente leitor que oferta aos estudantes possibilidades: para aqueles que já gostam de ler e tem o hábito, serve como desafio para conhecer novas obras e autores e também para fazer leituras mais desafiadoras, tanto no tamanho do livro, quanto na sua complexidade e para aqueles estudantes que ainda não têm o hábito leitor, o projeto assume o papel de criar esse hábito, através do compromisso. Ler juntos é mais divertido, ter com quem falar sobre uma história. No fim, as reuniões do Clube são pura diversão, regadas a boas histórias“, afirma a professora Andrezza.

Para acompanhar os trabalhos da EMEF Eduardo Prado, basta seguir: https://www.instagram.com/edupradomidias

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma mesa com fundo verde onde estão dispostas medalhas e certificados. À esquerda, várias medalhas com fitas azuis estão organizadas em fileiras. À direita, há um conjunto de certificados empilhados em formato de leque, com detalhes em verde. A composição destaca materiais de premiação, sugerindo um evento de reconhecimento ou competição educacional.
Montagem de imagens mostra momentos de uma premiação em ambiente interno. À esquerda, em primeiro plano, um jovem segura um troféu com formato de ave, olhando para a câmera com expressão serena. À direita, há duas imagens menores em que um grupo de jovens aparecem em pé, lado a lado, aplaudindo durante a cerimônia. Os participantes vestem roupas casuais, e o ambiente conta com cortinas, mesa ao fundo e um banner com texto, sugerindo um evento institucional ou cultural. A composição destaca o reconhecimento e a celebração do grupo.

Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá 

Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Imagem mostra uma nadadora em uma piscina durante a prática esportiva. Em primeiro plano, a atleta está parcialmente submersa, realizando um movimento de nado, com a cabeça fora d’água. Ela usa touca e óculos de natação e apresenta expressão de esforço e concentração, com a boca aberta enquanto respira. A água ao redor está agitada, com respingos visíveis. Ao fundo, é possível ver outras pessoas e raias da piscina, em ambiente que sugere treino ou competição em espaço aquático coberto.
Imagem mostra um grupo de estudantes em uma biblioteca escolar durante uma atividade de gravação. Em primeiro plano, um adolescente, de costas, segura um celular acoplado a um suporte com iluminação circular (ring light). Ele veste camiseta laranja com a inscrição “Imprensa Jovem” nas costas. Ao fundo, três estudantes também com camisetas laranja estão sentados em bancos altos, em frente a estantes cheias de livros. Um deles segura um celular, enquanto os outros acompanham a atividade. O ambiente é organizado, com estantes de madeira repletas de livros coloridos, sugerindo um espaço de leitura e produção de conteúdo dentro da escola.

Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas 

Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

«1 2 3 1.643