Notícias

Alunos da EMEF Célia Regina Lekevicius visitam o “Beco do Batman”

Aprendizagem em múltiplas formas e em diferentes espaços.

Publicado em: 16/11/2017 15h11 | Atualizado em: 30/11/2020

BecodoBatman2_740_X_430.jpg

No dia 30 de setembro, alunos do 9º ano da Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) Célia Regina Lekevicius Consolin,
da Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé, acompanhados pelos professores de Língua Portuguesa, Andreza Briganó, e de História, Hugo Leonardo, visitaram o “Beco do Batman”, tradicional endereço paulistano do grafite, localizado na Vila Madalena.

De acordo com a professora, neste ano um dos projetos da turma aborda a “Literatura Marginal”, e a escolha do local para visitação partiu da necessidade dos estudantes observarem o grafite como uma produção cultural que, assim como a literatura e as músicas com as quais têm contato diariamente, também representam vozes de denúncia, liberdade e afirmação. Segundo Andreza, um dos propósitos da escola é facilitar e estimular a socialização entre os discentes e novos territórios, culturas e experiências, bem como despertar o olhar para outras formas de organização do espaço e outras manifestações culturais. Para o professor Hugo, as mudanças dos espaços de aprender repercutem em sala de aula, porque os alunos se interessam mais quando sentem a dinâmica do que está sendo ensinado.

No encontro, os alunos tiverem a oportunidade de, além de observarem grafites de renomados artistas, lerem poesias espalhadas pelos postes e terem contato com um grupo de chineses que visitava o local.

Segundo o aluno Alisson Almeida, 14, o passeio foi incrível, já que nunca imaginou poder conhecer um local tão bonito e se comunicar com pessoas de outro país. “Para mim, esse encontro foi o mais legal da minha vida, pois eles me abraçaram como nos conhecêssemos há anos”, afirmou. Outro aluno da unidade, Mateus Vieira, 14, reiterou a importância de aprender em outros locais. “Gosto muito de aprender sobre Literatura e arte periférica na escola, mas não se compara com a possibilidade de ver e observar tudo de perto”, disse Mateus.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Mais uma etapa na construção do documento orientador dos NAAPAs

Publicado em: 28/03/2016 3h45 - em Ensino Fundamental e Médio

Curso Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Gestão e Construção de uma Cultura Educacional Inclusiva

Publicado em: 28/03/2016 3h24 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Currículo Integrador e Gestão Pedagógica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização

Publicado em: 28/03/2016 3h23 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Equipe da CODAE participa do primeiro encontro do curso “Novas Reflexões: do campo à mesa”
Plateia SME - edição de 23 de março

Plateia SME – edição de 23 de março

Publicado em: 28/03/2016 11h14 - em CEU e COCEU

1 1.330 1.331 1.332 1.333 1.334 1.488