Notícias

Alunos da EMEBS Anne Sullivan produzem documentário sobre cidadania

Vídeo coleta experiências dos estudantes e integra projeto pedagógico

Publicado em: 19/06/2017 10h55 | Atualizado em: 30/11/2020

emebsanne.png

Na conclusão do projeto pedagógico “Paulo Freire e a educação de jovens e adultos surdos: a escola como espaço de luta”, os alunos da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan produziram um documentário sobre ações para o exercício da cidadania. As atividades tiveram como ponto de partida o filme “Estrelas Além do Tempo” (2017) e trabalharam com temáticas atuais como as leis trabalhistas e previdenciárias, além de conflitos étnico-raciais alinhados à surdez.

O vídeo traz reflexões e experiências dos alunos das três turmas do Ensino Fundamental II do período noturno sobre suas dificuldades no mercado de trabalho em virtude da surdez ou de outros fatores. Além disso, o projeto trouxe diversos debates sobre as condições sociais e profissionais dos personagens do filme, traçando paralelos com a realidade dos próprios estudantes.

“O trabalho tentou sensibilizar os estudantes a se perceberem como sujeitos históricos como as personagens do filme e capazes, assim como elas, de se conscientizarem sobre as múltiplas opressões experienciadas e desenvolverem ferramentas por meio do letramento e do conhecimento para a construção de autonomia e cidadania”, explica a professora Viviane Marques Miranda.

Assista ao documentário (em LIBRAS):

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.488