Notícias

Alunos da DRE Pirituba participam da FlinkSampa

Encontro com a escritora Kiusam de Oliveira integra ações da IV Mostra Cultural Novembro Negro

Publicado em: 04/09/2018 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020
flink_740_x_430.jpg
Escritora Kiusam de Oliveira durante encontro com alunos da DRE Pirituba

No dia 17 de novembro, 120 estudantes de Unidades Educacionais da Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba participaram de um bate-papo com a escritora Kiusam de Oliveira durante a 5ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra. O evento é organizado pela Faculdade Zumbi dos Palmares e integra a programação da IV Mostra Cultural Novembro Negro, por meio de parceria com o Núcleo de Educação Étnico-Racial (NEER).

A participação dos alunos é resultado de uma ação articulada da Diretoria Pedagógica (DIPED) da DRE Pirituba que envolveu as equipes da Sala e Espaço de Leitura, Academia Estudantil de Letras (AEL) e Étnico-Racial. A temática africana e afro-brasileira tem feito parte das formações dos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) da DRE.

flink_1_740_x_430.jpg
Alunos em atividades de leitura durante a FlinkSampa

Neste ano, a abordagem foi iniciada em agosto, com o encontro formativo com visita ao Centro Cultural Vergueiro para, entre outras atividades, conhecer o acervo de músicas de matrizes africana e afro-brasileira disponíveis na instituição. Numa segunda ação, as Sessões Simultâneas de Leitura – Leituraço! são realizadas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), em consonância com os encaminhamentos da equipe Sala e Espaço de Leitura na SME (NTC-SAEL) e com destaque para as obras de literatura de matrizes africana e afro-brasileira do acervo da Sala de Leitura, dentre eles O Mundo No Black Power de Tayó, de Kiusam de Oliveira.

flink_2_740_x_430.jpg
Algumas das obras de temática africana e afro-brasileira disponíveis no acervo da Sala de Leitura

Com a parceria, alunos participantes das Academias Estudantis de Letras (AELs) da EMEF Rui Bloem (AEL Carolina Maria de Jesus), EMEF Dr. José Kaulfman (AEL Márcia Pitta) e EMEF Dilermando Dias dos Santos (AEL Ângela Lago), além de estudantes da EMEF Érico Veríssimo, puderam conhecer e conversar com a escritora Kiusam de Oliveira, cuja obra é uma das mais requeridas do acervo da Sala de Leitura. As formadoras Edileusa Andrade de Carvalho Araújo Costa e Regina Brunhs Rossini Andrade avaliaram as ações como positivas, “considerando a articulação dos núcleos e a alegria dos alunos em estarem numa feira literária dessa grandeza, onde puderam conhecer e debater com a escritora sobre uma temática tão importante”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma mão fazendo o sinal de libras seguida da palavra LIBRAS

SME abre credenciamento para instrutores, intérpretes e guias-intérpretes de Libras/Língua Portuguesa

Publicado em: 30/11/2022 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299