Notícias
Estudante faz resumos de capítulos e estimula leitura entre os colegas
João Vitor compartilhou, em áudio, os detalhes sobre os três primeiros livros da saga Harry Potter; iniciativa estimulou outros estudantes a lerem mais
Publicado em: 13/09/2021 10h55 | Atualizado em: 13/09/2021
Curiosidade e determinação. Esses foram os sentimentos que o aluno João Vitor Perez Andretta, da EMEF Presidente Kennedy, na Vila Formosa, teve ao pensar em uma iniciativa diferente para praticar a leitura durante o período de aulas remotas e incentivar os colegas a também conhecerem novas histórias e lerem mais.
Por meio de áudio no grupo de troca de mensagens da turma, em que eles falam sobre as tarefas e outras atividades, o garoto passou a enviar resumos dos capítulos dos livros da saga Harry Potter, que conta a história de um menino em uma escola de bruxos.
“Eu queria que eles também pudessem conhecer os livros, por isso decidi enviar os áudios contando sobre os capítulos. Alguns até já conheciam a história, mas ouviram e também gostaram da minha forma de contar”, disse João, que também faz parte da Academia Estudantil de Letras (AEL) da escola.
Para a professora Katia Rosti, que leciona na sala de leitura da EMEF onde João está matriculado, a ideia do aluno surpreendeu pela simplicidade, mas ao mesmo tempo pela forma como gerou conexão entre as outras crianças. “Ele não estava se interessando pelas leituras simples, queria ir além, buscou os livros que ele tinha afinidade e acabou levando os colegas junto”, conta ela.
Até agora, João conta já ter lido mais de 70 livros e se aventura, inclusive, nos que ainda nem foram traduzidos, como Survival Logbook. “Esse é um em inglês e que tem alguns enigmas, então ainda existe esse desafio. Mas eu vou lendo devagar, o que importa é não deixar de lado”.
Academia Estudantil de Letras
O projeto, que é desenvolvido nas unidades da rede municipal desde 2015, une o currículo com iniciativas das próprias escolas. Nessa dinâmica, os estudantes escolhem autores da literatura para serem seus “amigos literários”, realizam pesquisas, seminários e compartilham o aprendizado com os colegas. Durante a pandemia, as atividades tem acontecido principalmente de forma online, mas com o retorno das aulas presenciais, cada escola tem se organizado de acordo com a disponibilidade dos alunos.
A participação é organizada em três ciclos: Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral. Com o tempo, os mais experientes vão assumindo a titularidade das cadeiras pretendidas, assim como na Academia Brasileira de Letras “original”. Enquanto isso, os mais novos também são estimulados, nas mediações literárias, a assumirem seus postos quando as cadeiras forem ficando disponíveis.
Além dos encontros no projeto, os alunos participam também de eventos culturais, solenidades de fundação de novas Academias, festas anuais de posse e mostras de criação artística.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
Diretoria Regional de Educação Pirituba
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
CEU e COCEU
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 10 mil estudantes da rede municipal participam de visita pedagógica ao Animália Park
Relacionadas
São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras
Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação
Escolas municipais se destacam em olimpíada financeira com participação expressiva e conquistas de medalhas
Publicado em: 08/04/2026 2h51 - em Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Kunumingué recebe Troféu Bem-Te-Vi e fortalece os povos indígenas do Jaraguá
Publicado em: 08/04/2026 12h15 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
Natação melhora a saúde e o bem-estar, e pode ser praticada gratuitamente nos CEUs
Publicado em: 08/04/2026 11h47 - em CEU e COCEU
Dia do Jornalista: projeto ensina jovens a criarem conteúdos próprios e a combater notícias falsas
Publicado em: 08/04/2026 10h54 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro