Notícias

Aluno da EMEF Marili dias é destaque em competições de xadrez

Para Ramon Santana, a prática esportiva dentro do ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento dos alunos

Publicado em: 14/06/2019 17h44 | Atualizado em: 30/11/2020

Ramon Santana de Souza, (14) é estudante da EMEF Marili Dias e atualmente cursa o 9° ano do ensino fundamental.
O aluno conta que sempre teve interesse pela prática do xadrez, mas foram os campeonatos municipais que a escola participava que o ajudaram a se desenvolver “eu já me destacava antes. Mas, meu rendimento não era o mesmo. Foi só depois que eu comecei a participar de campeonatos e estudar alguns livros sobre o esporte que eu comecei a me desenvolver”.

Campeão Paulista de 2017 e Bicampeão municipal (2017-18), o aluno possui um ótimo histórico em competições e neste ano disputará pela primeira vez o campeonato brasileiro amador de xadrez.
A expectativa é a melhor possível, para Ramon, com uma boa preparação a possibilidade de chegar entre os três primeiros na competição nacional é grande.

Mais que um hobby, o xadrez foi fundamental para seu desenvolvimento pessoal “Além de respeitar o próximo, eu comecei a ser menos introvertido. O xadrez me ajudou bastante no meu relacionamento interpessoal”.

Porém, apesar de ter conseguido resultados expressivos nas competições que disputou, o aluno cita algumas dificuldades para o praticante que visa seguir carreira e se tornar um profissional no esporte “Pretendo seguir carreira no xadrez. Mas no Brasil ainda é muito difícil, não tem o devido destaque na mídia e não atrai tantos patrocinadores”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um bebê e uma professora.
Fotografia de pessoas sentadas ao palco. Ao fundo, uma projeção no telão com o texto

Professores de Educação Digital participam de formação no CEU Carrão

Publicado em: 29/05/2026 3h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com os ganhadores do prêmio Cidades Educadoras 2026.
Fotografia de uma professora a frente dos seus alunos na sala de aula. Eles usam uniforme escolar da Prefeitura de São Paulo.

São Paulo adere à Prova Nacional Docente e amplia opções para seleção de professores

Publicado em: 29/05/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório durante uma formação profissional. Em primeiro plano, uma mulher está em pé sobre o palco de madeira, de costas para a câmera, conduzindo a atividade. À sua frente, dezenas de participantes ocupam as poltronas vermelhas do auditório, acompanhando atentamente a apresentação. A maioria dos presentes veste uniformes de trabalho nas cores cinza e laranja, enquanto outros utilizam roupas casuais. O ambiente possui iluminação direcionada para o palco e arquibancadas em diferentes níveis, criando um cenário de encontro formativo e troca de conhecimentos entre os profissionais.

SME promove formação para fortalecer atuação das equipes de manutenção escolar

Publicado em: 29/05/2026 12h04 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.666