Aluno da EMEF Marili dias é destaque em competições de xadrez

Para Ramon Santana, a prática esportiva dentro do ambiente escolar é fundamental para o desenvolvimento dos alunos

Publicado em: 14/06/2019 17h44 | Atualizado em: 30/11/2020

Ramon Santana de Souza, (14) é estudante da EMEF Marili Dias e atualmente cursa o 9° ano do ensino fundamental.
O aluno conta que sempre teve interesse pela prática do xadrez, mas foram os campeonatos municipais que a escola participava que o ajudaram a se desenvolver “eu já me destacava antes. Mas, meu rendimento não era o mesmo. Foi só depois que eu comecei a participar de campeonatos e estudar alguns livros sobre o esporte que eu comecei a me desenvolver”.

Campeão Paulista de 2017 e Bicampeão municipal (2017-18), o aluno possui um ótimo histórico em competições e neste ano disputará pela primeira vez o campeonato brasileiro amador de xadrez.
A expectativa é a melhor possível, para Ramon, com uma boa preparação a possibilidade de chegar entre os três primeiros na competição nacional é grande.

Mais que um hobby, o xadrez foi fundamental para seu desenvolvimento pessoal “Além de respeitar o próximo, eu comecei a ser menos introvertido. O xadrez me ajudou bastante no meu relacionamento interpessoal”.

Porém, apesar de ter conseguido resultados expressivos nas competições que disputou, o aluno cita algumas dificuldades para o praticante que visa seguir carreira e se tornar um profissional no esporte “Pretendo seguir carreira no xadrez. Mas no Brasil ainda é muito difícil, não tem o devido destaque na mídia e não atrai tantos patrocinadores”.

Um grupo de pessoas em uma arquibancada com os braços levantados.

Imprensa Jovem acompanha treino de Fórmula E

Publicado em: 18/03/2024 6h24 - em Educomunicação

Dengue Demonstração Fumacê

Escolas da Rede Municipal de Ensino realizam ações de combate ao mosquito da dengue e outras doenças

Publicado em: 18/03/2024 6h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra pessoas tomando banho de piscina.

CEUs oferecem piscinas para a população da capital de SP

Publicado em: 16/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

imagem com ilustração de diversos rostos de perfil, cada um deles possui características físicas diferentes - Formação para professores Portas Abertas
Fotografia mostra vinte e duas pessoas posando para foto em formato selfie.

EMEF Sebastião Francisco cria coletivo para discutir pautas do universo feminino

Publicado em: 15/03/2024 4h02 - em Secretaria Municipal de Educação