Notícias

Alunas da Faculdade de Saúde Pública apresentam projeto realizado na EMEI Santos Dumont

O trabalho desenvolvido faz parte do programa de estágio curricular em parceria com a CODAE

Publicado em: 20/07/2016 14h17 | Atualizado em: 30/11/2020

20160510_104531 740x430.jpg

No dia 1º de Julho, as alunas do curso de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, Mayra Barata e Manuela Capezzuto apresentaram o projeto “Parece alface, mas não é”, desenvolvido na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Santos Dumont pertencente a Diretoria Regional de Educação (DRE) Pirituba-Jaraguá, a Comissão de Estágio Curricular da CODAE, docentes da Faculdade de Saúde Pública e familiares.

O trabalho faz parte do programa de estágio curricular iniciado em 2015 que integra o Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Municipal de Educação e a Faculdade de Saúde Pública.

Durante cerca de quatro meses as alunas realizaram estágio nas áreas de Alimentação Coletiva e Saúde Pública no universo da alimentação escolar e conheceram melhor o seu funcionamento em diversas vertentes. A primeira etapa foi de orientação e vivência em campo, onde puderam acompanhar o gerenciamento do Programa de Alimentação Escolar pela CODAE.

Em um segundo momento, as estagiárias foram a campo e mergulharam na realidade da EMEI Santos Dumont a fim de fazer um diagnostico da alimentação escolar e identificar os seus potenciais e pontos críticos a serem melhorados. A etapa seguinte foi prática, e consistiu em uma série de intervenções educativas com alunos e educadores da EMEI, focadas no momento da refeição e do reconhecimento dos alimentos.

Foram realizadas quatro atividades lúdicas com os alunos e outras duas com educadores. Dentre elas, a que mais surpreendeu e teve avaliação positiva por educadores, pais e alunos foi a denominada “Continente”, na qual as crianças puderam criar com argila um recipiente único para armazenar a sua comida favorita. Também aconteceram dinâmicas de interação e reconhecimento de frutas, verduras e legumes que compõem o cardápio diário da alimentação escolar. Durante o “Food Revolution Day”, foi implantada em uma área verde da unidade uma horta escolar. A dinâmica final foi a realização de uma refeição baseada na união dos aprendizados das atividades anteriores.

Veja aqui imagens do projeto e apresentação.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.
Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
«1 2 3 1.540