Notícias

Aluna e Educomunicador da SME conduzem a tocha Olímpica

A tocha vai passar por diversas cidades brasileiras até o começo das Olimpíadas.

Publicado em: 19/05/2016 12h34 | Atualizado em: 30/11/2020
hana_tocha_olimpica_740_x_430.jpg

No início do mês de maio, a refugiada síria Hanan Daqqah, de 12 anos, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Duque de Caxias, participou do revezamento de condução da tocha Olímpica, em Brasília, no primeiro dia da Tocha em solo brasileiro. Ela conduziu a Tocha na Esplanada dos Ministérios, logo após a Chama Olímpica deixar o Palácio do Planalto.

A adolescente que mudou-se para o Brasil com os pais e dois irmãos no ano passado para fugir da guerra que assola seu país de origem, mora em um pequeno apartamento no centro da cidade.

A escolha de uma refugiada para participar da condução da Tocha Olímpica pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 é um gesto simbólico de solidariedade para com os refugiados de guerra do mundo.

Novidade – Em Pernambuco, a tocha será carregada pelo Educomunicador, Carlos Lima, Coordenador do Núcleo de Educomunicação e responsável pelo Imprensa Jovem, projeto implementado nas unidades da Secretária Municipal de Educação (SME).

hana_tocha_olimpica_2_740_x_430.jpg

Para Carlos, que possui raízes familiares na cidade de Petrolina, onde carregará a tocha, mas segue trabalhando na cidade de São Paulo, os 190 metros em que carregará a tocha na cidade de Petrolina, representam a visibilidade e o reconhecimento que o projeto vem alcançando. “Este é mais um fato que irá se somar a vários outros do Imprensa Jovem. Aliás, nos próximos meses, o Imprensa Jovem terá uma portaria exclusiva na Rede para consolidar as ações de Educomunicação e ampliar as possibilidades com o campo na Educação paulistana”, afirmou.

Retornando para São Paulo, o Educomunicador Carlos Lima disponibilizará a tocha para as unidades que se interessarem.

A Tocha pelo mundo – A Chama Olímpica dos Jogos do Rio 2016 foi acesa no dia 21 de abril na cidade grega de Olímpia, berço dos jogos olímpicos. O revezamento em solo brasileiro teve início no dia 3 de maio e terá duração de 90 dias, culminando com a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, no dia 5 de agosto, quando a pira olímpica será acessa no estádio do Maracanã.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cei Indi Ventura Branco 02

Dia da Família mobiliza unidades de Educação Infantil neste sábado

Publicado em: 08/08/2025 5h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Vivência Unia Diversão E Aprendizado No Hopi Hari

81 estudantes de EMEFs passam o dia no Hopi Hari aprendendo e se divertindo

Publicado em: 08/08/2025 1h13 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Sme Reforça Diáologo Com Os Sindicatos
Dia Da Família No Cei Vicentina Velasco Vai Promover Vivências Significativas Com Oficinas E Apresentação Teatral

CEI Vicentina Velasco promove o “Dia da Família na Escola” com oficinas e apresentação teatral

Publicado em: 08/08/2025 9h38 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Apoio Ao Aleitamento Materno é Um Dos Compromissos Da Rede Municipal

Agosto Dourado: SME promove ações formativas de conscientização sobre o aleitamento materno

Publicado em: 08/08/2025 9h18 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.553