Notícias

Agosto Indígena na EMEF Almirante Sylvio Heck

Evento integra III Mostra Cultural Agosto Indígena

Publicado em: 13/09/2017 15h34 | Atualizado em: 30/11/2020

Agosto_Indigena_EMEF_Almirante_Sylvio_Heck_740_x_430.jpg

Nos dias 1º, 6 e 11 de setembro, foram realizadas apresentações em comemoração ao Agosto Indígena na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Sylvio Heck, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro.

O evento contou com apresentações de danças indígenas, teatrais, musicais, degustação de alimentos típicos indígenas feitos pelos estudantes, além de apresentações sobre o festival folclórico de Parintins. As apresentações contaram também com a presença e interação de pais e responsáveis pelos alunos.

O projeto teve como base trabalhos desenvolvidos dentro da sala de aula, de leitura e de informática durante o mês de agosto. Foram realizadas pesquisas sobre a história indígena, alimentação dos índios, importância da mulher indígena, vocabulário indígena e preservação da natureza e mananciais.

Leituraço – O projeto, presente na Rede Municipal de Ensino (RME) desde 2014, propõe que a escolha de livros para serem lidos durante as atividades alinhe-se a uma perspectiva estética e política de valorização da cultura e história das populações afro-brasileira, indígena e imigrante, contribuindo, assim, para a desconstrução dos estereótipos que povoam o imaginário sobre estas populações e fortalecendo as identidades de estudantes e educadores.

O Leituraço tem como objetivo contribuir para o processo de implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena, visto que o projeto contribui para o fortalecimento das identidades dessas populações, historicamente sub-representadas no cânone literário. Além disso, a ação insere-se no contexto do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PMLLLB) de São Paulo, na medida em que contempla alguns princípios e objetivos do plano, como o debate e a promoção da biodiversidade e de uma literatura não hegemônica.

Confira a galeria de fotos clicando aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora atendendo um garoto em sua mesa. Todos usam máscara facial.

SME publica classificação definitiva dos candidatos para eventual contratação

Publicado em: 14/01/2022 10h30 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de dois notebooks sobre uma mesa
1 2 3 1.211