Notícias

Agosto Indígena movimenta crianças da EMEI Astrogilda de Abreu Sevilha

Atividades realizadas com o objetivo de ressaltar a importância da cultura indígena

Publicado em: 04/09/2017 14h30 | Atualizado em: 30/11/2020

astrogilda_740_x_430.jpg

Durante todo o mês de agosto, professores, alunos e funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Astrogilda de Abreu Sevilha vivenciaram ações do Projeto Agosto Indígena, promovidas com o intuito de conhecer, reconhecer, valorizar e preservar a cultura dos povos indígenas.

A abertura do trabalho foi realizada com uma oca adaptada, onde os alunos tiveram contato com pertences indígenas, livros, cestos, alimentos, arco e flecha. Os alunos também assistiram a um documentário sobre a tribo Kaiobá.

Ocorreram atividades de contação de histórias, oficinas de culinária indígena e confecções de adereços indígenas, como cocar, colar, pulseira, cestos, jarros, kabuletê, filtro dos sonhos, bilboquê e peteca.

As atividades foram encerradas com uma dança de roda com músicas tradicionais indígenas como “Tanguara Mirim” e “Yapo”. Também foi desenvolvida uma gincana de brincadeiras indígenas, como corrida do saci, arranca a mandioca e cabo de guerra.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cadastro para Tutor à Distância do Curso de Aperfeiçoamento “Educação em Direitos Humanos”

Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos

Publicado em: 27/10/2014 11h34 - em CEU e COCEU

Inscrições abertas para cursos de Especialização da UFF/UAB

Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB

Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação

Convocação de candidatos para tutoria presencial - IFTM/UAB

Convocação de candidatos para tutoria presencial – IFTM/UAB

Publicado em: 03/10/2014 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - UFPR/UAB

Especialização em Gênero e Diversidade na Escola – UFPR/UAB

Publicado em: 23/09/2014 8h56 - em CEU e COCEU

Convocação de candidatos para tutoria presencial - IFTM/UAB
1 1.485 1.486 1.487 1.488