Notícias

AEL promove interação com a Educação Infantil

Alunos da AEL Raquel de Queiroz realizam apresentação para crianças do CEI Padre Matias Boñar Gonzáles

Publicado em: 08/08/2017 15h39 | Atualizado em: 30/11/2020

interagindo_ed_inf_740_x_430.jpg

A manhã da segunda, 14 de dezembro, foi diferente e divertida para as crianças do Centro de Educação Infantil (CEI) Padre Matias Boñar Gonzáles, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha. Elas assistiram à apresentação cultural dos alunos da Escola Municipal de Ensino fundamental (EMEF) Artur Alvim que participam da Academia Estudantil de Letras (AEL) Raquel de Queiroz.

A visita ao CEI foi realizada a partir de um convite da Coordenadora Pedagógica, Luciana Rita da Silva, que viu a peça teatral “Xeretando o Folclore” ,apresentada pelos alunos dessa AEL, em outubro, na Semana de Arte Moderna, evento anual de mostra de trabalhos realizados pelas Academias Estudantis de Letras.

Luciana disse que ao conhecer o projeto da AEL, por meio da peça, pensou em fazer uma interação desse trabalho com o projeto pedagógico do CEI. O convite foi prontamente aceito pelas professoras que desenvolvem o projeto na EMEF Artur Alvim, Márcia Affonso, Coordenadora de Estudos Literários, e Claudia Medeiros, Coordenadora de Atividades de Teatro.

Na apresentação para os alunos do CEI, vários personagens do Folclore Brasileiro como Saci, Iara, Lobisomem, Mula-sem-cabeça, Cuca, Curupira e uma gata chamada Xereta brincaram e interagiram com as crianças.

Ao final da peça, a avaliação da Coordenadora Luciana foi muito positiva. “Teve criança do CEI pedindo autógrafo para a gata Xereta, e elas nos surpreenderam, porque achei iam ficar morrendo de medo da Cuca e, no entanto, elas a amaram. Os alunos da AEL ainda promoveram interação com uma aluna nossa com autismo”, falou, entusiasmada, a Coordenadora.

06_interagindo_ed_inf_740_x_430.jpg

Rafael, 3 anos, contou “que ficou com um pouquinho de medo do Lobisomem, mas depois passou”. Mariana Alves, aluna que interpretou a gata Xereta, falou que a experiência foi ótima e se sentiu maravilhosa, pois até autógrafos pediram para ela. “As crianças são muito bonitinhas, queria pegar cada um deles e levar para casa”, disse Mariana.

Para Samir Mustapha, Coordenador do Projeto na DRE Penha, essa experiência iniciada pela AEL Rachel de Queiroz sinaliza um novo caminho a ser percorrido no ano que vem. “É a AEL contribuindo com uma educação que derrube as barreiras entre escolas. Hoje foi uma aprendizagem para os pequeninos e também para os alunos da AEL, que souberam interagir de forma incrível com as crianças”, disse Samir.

Sheyla Baptista Bastos, Coordenadora Pedagógica da EMEF Artur Alvim, também aprovou a experiência e ressaltou que, a princípio, os alunos da AEL ficaram receosos em relação ao modo de lidar com as crianças pequenas. “Depois, todos viram como são capazes dessa interação”, contou Sheyla.

Xeretando o Folclore – Peça escrita por Andrea Medeiros, irmã da professora Claudia Medeiros, Coordenadora de Atividades de Teatro da AEL Raquel de Queiroz. Andrea é formada em Artes Cênicas e contribui continuamente com o Projeto AEL. A peça apresentada para os alunos do CEI foi baseada em uma história escrita por ela quando ainda estudava. Os personagens foram readaptados para o folclore brasileiro, uma tarefa executada em conjunto com os alunos da AEL Raquel de Queiroz.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

fotografia de reunião Representantes da SME e da CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

SME e CGM alinham ações para a LGPD e governança de dados

Publicado em: 10/06/2025 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes no palco durante concerto com Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo.

Estudantes participam de concerto com a Orquestra Sinfônica Brasileira

Publicado em: 09/06/2025 6h11 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Imagem com dois livros. Na esquerda está escrito

Estudantes participam de lançamento de livros na Câmara Municipal

Publicado em: 09/06/2025 4h10 - em Academia Estudantil de Letras

A imagem mostra uma reunião em uma sala bem iluminada, sendo o início do Programa Aprimorando Saberes. Seis pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa retangular. Os participantes estão atentos alguns com papéis e canetas, outros com celulares.

SME dá início ao Programa Aprimorando Saberes

Publicado em: 09/06/2025 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

1 16 17 18 19 20 1.542