Notícias

AEL promove encontro com Pedro Bandeira

Na Bienal do Livro o autor conversa e distribui autógrafos para os alunos

Publicado em: 08/08/2017 15h50 | Atualizado em: 04/05/2021

pedro_bandeira_740_x_430.jpg

No quinto dia da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo cerca de 60 alunos de escolas da Secretaria Municipal de Educação, que participam da Academia Estudantil de Letras (AEL), tiveram a oportunidade de encontrar o escritor de livros infanto-juvenis Pedro Bandeira. O autor conversou e deu muitos autógrafos às crianças. Foi um momento de grande emoção para elas.
A admiração desses alunos pelo escritor já é de longa data. Os alunos que participaram do encontro com o autor são das Escolas de Ensino Fundamental e Médio (EMEF) Profª Rosangela Rodrigues Vieira e Saturnino Pereira, que fazem parte de grupos de estudos sobre literatura brasileira, a chamada AEL. Pedro Bandeira é patrono das Academias das duas escolas que participaram do encontro.

Ao final, os alunos exibiam animados e emocionados, autógrafos e livros assinados pelo escritor, muitos deles já haviam conversado com Pedro Bandeira na Bienal de 2012 e isso fez com que a admiração deles pelo autor só aumentasse.

Jaqueline Costa de Jesus tem 14 anos e conta que em sua AEL representa o Mario Quintana, mas que sua grande vontade seria de representar o Pedro Bandeira, ela diz ser uma grande admiradora da obra do autor, mas que quando entrou para o grupo a cadeira de Bandeira já estava ocupada. Beatriz Pacheco Sanches, de 13 anos conta que já participou de uma peça baseada na obra “Como conquistar essa garota?” e que quer conhecer o livro “Os Caras” lançado nesta Bienal. Para ela foi uma grande alegria encontrá-lo novamente.

Nadia Beatriz Ferreira da Silva, de 11 anos, é a representante da cadeira do Pedro Bandeira em sua AEL, ela conta que conhece as obras “A Hora da verdade”, “A Fábrica de livros”, “Não me julgue eu sou criança” e que está ansiosa para ler o novo livro, “Os Caras”, lançado nesta edição da Bienal.

Para o escritor é muito emocionante o encontro com alunos das AELs Pedro Bandeira, “já os encontrei uma vez e tenho vontade de colocar todos eles no meu colo ao mesmo tempo”, conta o escritor.

“Me encontrar com crianças que, muitas vezes, fazem parte de famílias que tiveram poucas oportunidades de acesso à boas escolas, educação e literatura e perceber que elas estão sendo muito bem cuidadas pelos seus professores me faz acreditar que, certamente, elas irão atingir um nível de conhecimento e, portanto, de felicidade muito maior do que seus pais tiveram. Elas farão um Brasil muito melhor do que o que nós todos fizemos, certamente”, finalizou Bandeira.

Amanhã, dia 28 de agosto, o escritor será entrevistado pelos alunos que participam do Projeto Imprensa Jovem, no estande da Secretaria Municipal de Educação na Bienal às 13h20. O estande da SME fica na Rua H, nº 200.

Pedro Bandeira – Nascido em 1942 ele é escritor de livros infanto-juvenis. Destacou-se com a obra “A Droga da Obediência”. Recebeu, entre outros, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro em 1986. Também destacam-se as obras Pântano de Sangue, Anjo da Morte, A Droga do Amor e Droga de Americana!.

Academia Estudantil de Letras – Criada em 2005, a Academia Estudantil de Letras estimula o gosto pela leitura e pela escrita ao trabalhar a autoestima dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Em aulas que acontecem uma vez por semana no contraturno escolar, os estudantes tomam contato com a obra e vida de autores que vão dos clássicos aos contemporâneos. Na capital paulista já são 27 Academias Estudantis de Letras instaladas em escolas da RME.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211