AEL Graciliano Ramos realiza Chá Literário

Comunidade Escolar prestigia o Projeto AEL na EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos

Publicado em: 28/08/2018 12h35 | Atualizado em: 30/11/2020

graciliano_740x430.jpg

Fundada em 2016, a 56ª Academia Estudantil de Letras da Rede Municipal de Ensino, AEL Graciliano Ramos, da EMEF Cecília Moraes de Vasconcelos, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia do Ó/ Brasilândia, realizou o seu primeiro chá literário deste ano no último sábado, 7 de julho.

A equipe gestora, a equipe docente, pais e familiares dos alunos compareceram e participaram da atividade.

A diretora da Unidade Educacional, Hermínia de Araujo Muniz Corrêa, abriu o evento e as professoras Lucineide Vieira da Silva, Gabriella Vilaça Costa e Egle Anny dos Santos, coordenadoras dos estudos literários e das atividades de teatro, fizeram uma explanação sobre os objetivos do projeto e sua dinâmica.

Os alunos acadêmicos desfilaram por um tapete vermelho, portando a foto dos seus amigos literários e, no palco, realizaram apresentações poéticas e cênicas, representativas da vida e da obra do Patrono da Academia, Graciliano Ramos, Cadeira nº1, e dos demais autores homenageados pelos 32 alunos participantes do projeto, como titulares, suplentes ou membros correspondentes: Bianca Santos Alves (Graciliano Ramos) Luan Victor Martins (Vinícius de Moraes), Iris Rodrigues dos Santos (Kiusam de Oliveira), Iago Alves Santos (Manoel de Barros), Richard Samuel Aparecido Soares (Mauricio de Sousa), Thauany Galdino dos Santos (Marina Colasanti), Guilherme Marcelino da Silva (Manuel Bandeira), Otávio Augusto Alfenas de Jesus (Pedro Bandeira), Ester Beatriz Ferreira Oliveira e Mirella Fernandes Rodrigues Amorim (Cecília Meireles), Luiz Henrick de Faria Silva e Thifhany Eduarda de Menezes Evangelista (Mário Quintana), Ágatha Taís Santana dos Santos (Willian Shakespeare), Maryane de Araújo Sousa (Ruth Rocha), Késia Camili de Faria Silva (Eva Furnari), Kethelyn Julia Gomes Rosa, Nathalya Araújo Costa e Thainá Galdino dos Santos (Luís Fernando Veríssimo).

Na sequência, todos assistiram à apresentação “Chuva de Poesias” e às encenações adaptadas dos textos “Peça Infantil”, de Luís Fernando Veríssimo, e “Você troca?”, de Eva Furnari.

Os coordenadores do Projeto Academia Estudantil de Letras (AEL) na Secretaria Municipal de Educação (SME), Sueli Aparecida Vaz e Samir Ahmad dos Santos, foram convidados a ler o conto “O baú mágico”, de autoria dos acadêmicos da AEL Graciliano Ramos, e que consta na página 80 do livro “Descobrir-se Autor”, lançado na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 29 de junho.

O encontro foi encerrado com o tradicional chá das Academias de Letras.

Para Suelizinha, Idealizadora do Projeto AEL, “o Chá Literário da AEL representa importante momento de confraternização e de integração com a comunidade, oportunizando aos pais e familiares conhecerem de perto o trabalho desenvolvido pelas escolas e testemunharem o admirável protagonismo dos nossos jovens acadêmicos”.

Clique aqui e acesse a galeria de fotos