AEL da EMEBS Anne Sullivan visita sítio da Patrona Teruko Oda

Acadêmicos estreitam laços com a natureza, brincam e adquirem conhecimentos

Publicado em: 21/08/2018 16h05 | Atualizado em: 30/11/2020

teruko_740x430.jpg

Estudantes dos 1ºs, 2ºs, 3ºs e 4ºs anos do Ensino Fundamental I, pais e equipe gestora da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, visitaram no sábado, 11 de agosto, o sítio da poetisa Teruko Oda, patrona da Academia Estudantil de Letras (AEL) da unidade.

Para uma das primeiras fases do projeto AEL Teruko Oda, iniciado em junho, Lourdes F. Basílio, professora e nova Coordenadora da AEL, arquitetou a visita ao sítio localizado em Cotia. O principal local de escrita e inspiração de Teruko foi o ponto de partida para estimular o contato dos estudantes com o Haicai, forma de poesia japonesa que aborda a natureza ou as estações do ano.

Os estudantes, familiares e equipe escolar viajaram de ônibus até o sítio e foram recebidos com café da manhã. Após o café, a comunidade escolar realizou um passeio na horta, onde colheram algumas verduras orgânicas. Em seguida, todos foram convidados a conhecer o pomar do sítio. Também estiveram presentes a Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) Inay Rijo e os haijins, escritores do gênero haicai que formam o Grêmio Haicai Ipê, no qual Teruko Oda é mestre haicaísta.

Em cada árvore havia uma identificação com o seu nome e imagens de seu fruto. Teruko Oda explicou cada uma em português, enquanto a professora Lourdes F. Basílio e o instrutor Michel de Freitas, guia-intérprete, foram responsáveis pelas traduções e explicações em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “Com a descoberta de uma árvore do urucum, as crianças começaram a pintar seus rostinhos e tudo virou uma festa”, conta a educadora Lourdes.

Depois do passeio, os estudantes foram convidados a prepararem um tempurá com espinafre colhido na horta. Enquanto os familiares iam fritando o tempurá, feitos pelos estudantes, as crianças deram início ao almoço. Durante a tarde, enquanto as crianças brincavam, a professora Lourdes fornecia aos pais algumas explicações sobre o projeto AEL. E então, houve as falas da Patrona Teruko, da Assistente de Direção, Daniela Silva, e da responsável pela AEL na DRE Santo Amaro, Cláudia Gonçalves.

Em seguida, a associação de poetas do Grêmio Haicai Ipê, composto por estudantes e escritores de haicai, prestaram homenagens para a poetisa Teruko Oda e para a Coordenadora da AEL. Então, antes da partida, houve um último lanche. “Felizes e cansados de tanta brincadeira e com novos conhecimentos adquiridos, os acadêmicos, seu familiares e amigos retornaram a São Paulo no finalzinho da tarde com esperanças de rever nossa patrona o mais breve possível”, ressalta Lourdes.

Acesse a galeria de imagens.

Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida”

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de uma mulher auxiliando crianças no processo de higiene Mães Guardiãs

Secretaria Municipal de Educação participa do Encontro POT Mães Guardiãs