Notícias

AEL da EMEBS Anne Sullivan visita sítio da Patrona Teruko Oda

Acadêmicos estreitam laços com a natureza, brincam e adquirem conhecimentos

Publicado em: 21/08/2018 16h05 | Atualizado em: 30/11/2020

teruko_740x430.jpg

Estudantes dos 1ºs, 2ºs, 3ºs e 4ºs anos do Ensino Fundamental I, pais e equipe gestora da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, visitaram no sábado, 11 de agosto, o sítio da poetisa Teruko Oda, patrona da Academia Estudantil de Letras (AEL) da unidade.

Para uma das primeiras fases do projeto AEL Teruko Oda, iniciado em junho, Lourdes F. Basílio, professora e nova Coordenadora da AEL, arquitetou a visita ao sítio localizado em Cotia. O principal local de escrita e inspiração de Teruko foi o ponto de partida para estimular o contato dos estudantes com o Haicai, forma de poesia japonesa que aborda a natureza ou as estações do ano.

Os estudantes, familiares e equipe escolar viajaram de ônibus até o sítio e foram recebidos com café da manhã. Após o café, a comunidade escolar realizou um passeio na horta, onde colheram algumas verduras orgânicas. Em seguida, todos foram convidados a conhecer o pomar do sítio. Também estiveram presentes a Professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) Inay Rijo e os haijins, escritores do gênero haicai que formam o Grêmio Haicai Ipê, no qual Teruko Oda é mestre haicaísta.

Em cada árvore havia uma identificação com o seu nome e imagens de seu fruto. Teruko Oda explicou cada uma em português, enquanto a professora Lourdes F. Basílio e o instrutor Michel de Freitas, guia-intérprete, foram responsáveis pelas traduções e explicações em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). “Com a descoberta de uma árvore do urucum, as crianças começaram a pintar seus rostinhos e tudo virou uma festa”, conta a educadora Lourdes.

Depois do passeio, os estudantes foram convidados a prepararem um tempurá com espinafre colhido na horta. Enquanto os familiares iam fritando o tempurá, feitos pelos estudantes, as crianças deram início ao almoço. Durante a tarde, enquanto as crianças brincavam, a professora Lourdes fornecia aos pais algumas explicações sobre o projeto AEL. E então, houve as falas da Patrona Teruko, da Assistente de Direção, Daniela Silva, e da responsável pela AEL na DRE Santo Amaro, Cláudia Gonçalves.

Em seguida, a associação de poetas do Grêmio Haicai Ipê, composto por estudantes e escritores de haicai, prestaram homenagens para a poetisa Teruko Oda e para a Coordenadora da AEL. Então, antes da partida, houve um último lanche. “Felizes e cansados de tanta brincadeira e com novos conhecimentos adquiridos, os acadêmicos, seu familiares e amigos retornaram a São Paulo no finalzinho da tarde com esperanças de rever nossa patrona o mais breve possível”, ressalta Lourdes.

Acesse a galeria de imagens.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.200