Notícias
AEL comemora 15 anos e ganha edição especial da Revista Magistério
De 2005 a 2020, conheça o percurso da Academia Estudantil de Letras
Publicado em: 12/01/2021 11h46 | Atualizado em: 12/01/2021
A Academia Estudantil de Letras (AEL) completou 15 anos em 2020 e para celebrar esta trajetória de sucesso que vem transformando a vida de tantos estudantes ao longo dos anos, a Revista Magistério lançou a edição especial, Nº11, sobre a AEL.
O sonho da Professora de Língua Portuguesa Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha, formadora e Coordenadora do Projeto Academia Estudantil de Letras, se tornou realidade em 2005. A primeira Academia Estudantil de Letras (AEL) Padre Antônio Vieira foi fundada em 30 de maio de 2005, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antônio Vieira. Hoje, a cidade de São Paulo conta com 165 Academias Estudantis de Letras nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
A publicação traz desde a história sobre o início da concretização deste sonho, passado por uma entrevista com o primeiro estudante que ocupou a Cadeira Nº1 do Padre Antônio Vieira, na EMEF de mesmo nome; conta como foi acontecendo a expansão do Projeto para as escolas municipais; aborda relatos de professores, acadêmicos e admiradores e traz ainda instrumento de apoio para as escolas que pretendem implantar uma Academia Estudantil de Letras.
Quer conhecer estas histórias e o trabalho realizado nas Academias Estudantis de Letras das escolas municipais da cidade de São Paulo? Confira a íntegra da Revista Magistério Nº11 edição especial AEL.
O Projeto AEL é inspiração para escolas da grande São Paulo e do interior, também já foi implantado em outros Estados do país.
Afinal, o que acontece em uma Academia Estudantil e Letras?
A Academia Estudantil de Letras é uma autêntica Academia de Letras com adaptações para o público estudantil. A iniciativa é desenvolvida nas escolas da Rede Municipal de Ensino que se interessam em implantar o Projeto “Academia Estudantil de Letras – AEL”.
Nas atividades do projeto os estudantes/acadêmicos escolhem um autor da literatura para representar na Academia. Eles fazem pesquisas e realizam seminários sobre os autores escolhidos, compartilham o conhecimento, passam a perceber o ponto de vista do outro e desenvolvem a autonomia. Os encontros literários buscam privilegiar os aspectos lúdicos presentes na leitura.
As atividades de teatro, também desenvolvidas no projeto, procuram trazer outras formas de expressão para os gêneros literários trabalhados, permitindo que os estudantes expressem a literatura de forma adaptada pelas artes visuais, dança, música e artes cênicas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação Municipal destaca ações de sustentabilidade em seminário sobre energia fotovoltaica
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Abelhas aproximam estudantes da ciência e do meio ambiente
Secretaria Municipal de Educação
Curso sobre liderança e gestão escolar segue com inscrições abertas para profissionais da SME
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o 16º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição de cadastro de reserva para Serviço Técnico Educacional
Relacionadas
EMEI Cornélio Pires realiza a “I Caminhada Pela Paz e Diversidade”
Publicado em: 30/06/2016 3h32 - em Diretoria Regional de Educação Penha
Plateia SME – edição de 29 de junho
Publicado em: 30/06/2016 10h08 - em CEU e COCEU
I Festival de Mancala Awelé
Publicado em: 29/06/2016 6h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
Participantes do curso Educomunicação Socioambiental realizam plantio de horta
Publicado em: 29/06/2016 3h18 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Desafio de Robótica 2016
Publicado em: 29/06/2016 12h21 - em Informática Educativa