Notícias

“Acolhimento Encantado” na Biblioteca do CEU Três Lagos

Projeto tem como objetivo apresentar o espaço aos alunos do CEI, EMEI e EMEF

Publicado em: 03/03/2017 16h35 | Atualizado em: 30/11/2020
Acolhimento Encantado_740x430.jpg

A Biblioteca Ana Aurora do Amaral Lisboa, do Centro Educacional Unificado (CEU) Três Lagos, realizou recentemente o “Acolhimento Encantado”. O projeto promove uma recepção lúdica para a primeira visita no ano dos alunos do Centro de Educação Infantil (CEI), da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) localizados no CEU.

A apresentação da biblioteca para os novos alunos das Unidades Educacionais do CEU é feita anualmente. Neste ano, no entanto, houve a introdução da ludicidade no processo. “Há sempre uma preocupação de apresentar o local e seus serviços tanto para os alunos, quanto para os professores. O objetivo é motivá-los a visitar e desenvolver trabalhos semanais no espaço”, explica Lury Hirahata, Coordenadora da Biblioteca.

Realizado a partir da segunda semana de aula, o “Acolhimento Encantado” contou com a participação da Coordenadora Lury, da Bibliotecária Jéssica Câmara e do fotógrafo Fernando Pires, que ficou responsável também por recepcionar as turmas. A recepção dos alunos iniciou nos dias 13 e 14 de fevereiro com as crianças do CEI. Os pequenos visitaram o espaço e também puderam aprender a cantar a cantiga popular “A Canoa Virou”.

Já nos dias 15 e 16 de fevereiro foi a vez dos alunos da EMEI conhecerem a biblioteca. Nesta segunda visita, Lury e Jéssica se fantasiaram como Rainha Sherazade, do conto “As Mil e Uma Noites”, e Capitão Gancho, da história “Peter Pan”. As duas conversaram com os pequenos sobre a biblioteca, explicaram como ela funciona, o que são tipologias de livros, e também contaram curiosidades do acervo como, por exemplo, qual o menor e o maior livro disponível no local. Nestes dias também foi lido o livro ilustrado “O Mistério da Caixa Vermelha”, escrito por Semiramis Paterno.

O acolhimento dos alunos da EMEF foi realizado ao longo dos dias 21, 22 e 23 de fevereiro. Os estudantes dos 1º e 2º anos tiveram a mesma atividade que os da EMEI, enquanto os do 3º, 4º e 5º anos foram recepcionados pelas personagens “Loira do Banheiro” e “Conde Drácula”. Como este segundo grupo já conhecia a biblioteca, a atividade foi um pouco diferente e propôs a criação coletiva de uma história de terror a partir de objetos escolhidos aleatoriamente.

Lury destaca que este tipo de atividade lúdica é desenvolvido mensalmente. Sobre o Acolhimento Encantado, a Coordenadora considerou o resultado além do esperado, já que muitos alunos se mostraram motivados a voltar e explorar mais vezes o espaço. “Eles se tornaram disseminadores do conhecimento. Uma aluna da EMEI, por exemplo, já trouxe a avó e contou a ela tudo que havia aprendido no acolhimento”, conta a Coordenadora.

Confira a galeria de imagens das visitas das crianças à Biblioteca.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212