Notícias
Acolhimento e diálogo marcam o retorno das aulas na EMEF Almirante Tamandaré
Escola dá boas-vindas aos alunos com muita música, dança e reflexão sobre 2018
Publicado em: 20/02/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria produzida pela Imprensa Jovem Rádio Calafrio
O ano começou animado para alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré (Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé), na Vila Maria Alta. A programação de acolhida foi repleta de atividades práticas e reflexivas, colocando professores e alunos no ritmo que as férias costumam tirar.
Os alunos do sexto ao nono ano tiveram um momento de reencontro com os amigos para contar as novidades e para interagirem com novos colegas, vindos de outras unidades escolares.
“Esse momento de socialização e de acolhimento faz parte dos valores da escola, que visam o respeito, as relações interpessoais e o bem estar de todos. O acolhimento é uma prática educativa importante para que os alunos sintam-se bem recepcionados e estimulados para os novos desafios que virão”, disse a assistente de direção Marília Infante de Lucena.
Em seguida, os alunos participaram de atividades corporais e de muita dança na quadra, espantando o sono e a preguiça do fim das férias. Para finalizar, já em sala de aula, os alunos refletiram sobre o texto “As quatro estações” (autor desconhecido). Através de uma dinâmica de coletividade, eles puderam expor suas ideias sobre projetos e sobre o ambiente escolar. “Eu achei bem legal ter um tempo para conversar com meus amigos e as aulas também foram bem divertidas”, disse Victor Fernandes Matias da Silva, aluno do oitavo ano.
E como cada fase pede uma recepção diferente, a diretora Vanessa Mesquita recepcionou os pais dos alunos do primeiro ano, dando informações sobre a escola e a rotina dos primeiros dias, apresentando a proposta de ensino e de como podem ajudar nas atividades dos filhos. Já as crianças acompanharam a professora para conhecer os espaços e os professores da escola e desenvolveram brincadeiras e rodas de conversa.
Assim como ocorreu no período da manhã, os alunos do segundo ao quinto também desfrutaram de um momento de socialização e, em seguida, cada professora realizou atividades com dinâmicas envolvendo jogos, arte e leitura.
”Foi um dia pensado exclusivamente para eles, com atividades diferenciadas, aproveitando o momento de descontração e também desenvolvendo atividades para ouvi-los sobre o que pensam da escola e como gostariam que ela fosse e também a respeito dos compromissos que poderão assumir durante o ano”, explicou o coordenador pedagógico Marcos Canadas.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Professores inscritos no processo seletivo para atuar nas EMEFs dos novos CEUs já podem verificar os locais onde irão fazer as provas
Secretaria Municipal de Educação
CEUs Casa Blanca e Vila Rubi organizam programações para o Dia da África
Secretaria Municipal de Educação
SME promove VI Grande Encontro das Comissões de Mediação de Conflitos
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes podem ser vereadores jovens por um dia na Câmara Municipal de São Paulo
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o Vestibulinho das ETECs com 1.430 vagas em 31 CEUs da capital
Diretoria Regional de Educação Butantã
Rede Municipal de Ensino da capital paulista atinge a marca de 80% de evolução na proteção contra incêndios
Relacionadas

Alunos da EMEF Sud Mennucci participam de edição especial do ECA
Publicado em: 01/06/2016 5h38 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Inscrições, compatibilização, matrícula e rematrícula para a Educação de Jovens e Adultos
Publicado em: 01/06/2016 4h13 - em Educação de Jovens e Adultos

Currículo integrador para a garantia dos direitos da infância paulistana
Publicado em: 01/06/2016 9h54 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Biblioteca CEU Três Lagos no País das Maravilhas
Publicado em: 01/06/2016 8h50 - em CEU e COCEU

Novo CEI na Vila Brasilina
Publicado em: 01/06/2016 8h49 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga