Notícias
Acolhimento e diálogo marcam o retorno das aulas na EMEF Almirante Tamandaré
Escola dá boas-vindas aos alunos com muita música, dança e reflexão sobre 2018
Publicado em: 20/02/2018 16h31 | Atualizado em: 30/11/2020Matéria produzida pela Imprensa Jovem Rádio Calafrio
O ano começou animado para alunos e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Almirante Tamandaré (Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã/Tremembé), na Vila Maria Alta. A programação de acolhida foi repleta de atividades práticas e reflexivas, colocando professores e alunos no ritmo que as férias costumam tirar.
Os alunos do sexto ao nono ano tiveram um momento de reencontro com os amigos para contar as novidades e para interagirem com novos colegas, vindos de outras unidades escolares.
“Esse momento de socialização e de acolhimento faz parte dos valores da escola, que visam o respeito, as relações interpessoais e o bem estar de todos. O acolhimento é uma prática educativa importante para que os alunos sintam-se bem recepcionados e estimulados para os novos desafios que virão”, disse a assistente de direção Marília Infante de Lucena.
Em seguida, os alunos participaram de atividades corporais e de muita dança na quadra, espantando o sono e a preguiça do fim das férias. Para finalizar, já em sala de aula, os alunos refletiram sobre o texto “As quatro estações” (autor desconhecido). Através de uma dinâmica de coletividade, eles puderam expor suas ideias sobre projetos e sobre o ambiente escolar. “Eu achei bem legal ter um tempo para conversar com meus amigos e as aulas também foram bem divertidas”, disse Victor Fernandes Matias da Silva, aluno do oitavo ano.
E como cada fase pede uma recepção diferente, a diretora Vanessa Mesquita recepcionou os pais dos alunos do primeiro ano, dando informações sobre a escola e a rotina dos primeiros dias, apresentando a proposta de ensino e de como podem ajudar nas atividades dos filhos. Já as crianças acompanharam a professora para conhecer os espaços e os professores da escola e desenvolveram brincadeiras e rodas de conversa.
Assim como ocorreu no período da manhã, os alunos do segundo ao quinto também desfrutaram de um momento de socialização e, em seguida, cada professora realizou atividades com dinâmicas envolvendo jogos, arte e leitura.
”Foi um dia pensado exclusivamente para eles, com atividades diferenciadas, aproveitando o momento de descontração e também desenvolvendo atividades para ouvi-los sobre o que pensam da escola e como gostariam que ela fosse e também a respeito dos compromissos que poderão assumir durante o ano”, explicou o coordenador pedagógico Marcos Canadas.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Últimos dias para se inscrever no 12º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
EMEF Modesto Scagliussi realiza projeto "Inventário das Árvores do Modesto" para engajar estudantes na agenda climática
Secretaria Municipal de Educação
CECI Jaraguá recebe roda de conversa sobre prevenção do HPV e promoção da saúde
CEU e COCEU
Dia do Servidor: CEUs estarão abertos para receber a população nesta segunda-feira (27)
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEI Gabriel Prestes participa do Congresso Internacional da OMEP e apresenta projeto “Exploradores da Cidade”
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CIEJA Clóvis Caitano Miquelazzo recebe atendimento do Cate Móvel
Relacionadas

Coletiva de Imprensa Jovem discute impactos da alimentação na escola e na sociedade
Publicado em: 08/11/2016 4h16 - em Alimentação Escolar

CEU Inácio Monteiro recebe a apresentação de teatro “História de bobos, bocós, burraldos e paspalhões”
Publicado em: 08/11/2016 2h43 - em CEU e COCEU

Professores municipais são homenageados pela Distrital Sul da ACSP
Publicado em: 08/11/2016 10h52 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

CEU Parelheiros recebe ação social “União de Barbeiros”
Publicado em: 08/11/2016 9h34 - em CEU e COCEU

EMEF Esmeralda Salles festeja 60 anos de existência
Publicado em: 07/11/2016 5h44 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé