Notícias

Acolhida e escuta de alunos e familias imigrantes

EMEI promove integração da comunidade estrangeira da escola

Publicado em: 09/12/2016 16h50 | Atualizado em: 30/11/2020

acolhida_e_escuta_de_alunos_e_familias_imigrantes_740_x_430.jpg

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) José Bonifácio de Andrada e Silva, localizada em Santana, pertencente a Diretoria Regional de Educação (DRE) Jaçanã, atende a muitos alunos estrangeiros, alguns da Síria e muitos de Angola. Pensando na inclusão desses alunos e das famílias, o tema do plano de ação da escola foi a acolhida e escuta da sociedade imigrante.

Em meados de maio, a reunião pedagógica foi organizada para ser um momento no qual as famílias compartilhassem suas histórias de vida e seus processos de diáspora. Segundo a coordenadora pedagógica Andrea, a oportunidade foi bastante enriquecedora para todos.

Ao longo de todo o ano a equipe da escola sempre esteve atenta a dar ouvidos às necessidades de seus alunos, principalmente aos imigrantes.

Na Mostra Cultural realizada em novembro e dezembro, este trabalho das crianças foi exposto. As famílias participaram de oficinas e assistiram ao documentário “Atrás da Pedra –Resistência Tekoa Guarani” feito pelo fotógrafo e jornalista Thiago Carvalho, que aborda a luta e resistência dos índios Guarani Mbyá pela demarcação de terras nas aldeias do bairro Jaraguá, zona norte de São Paulo. Em um segundo momento, ouviram a palestra “África única e diversa “ do professor doutor Maurício Waldman, que abordou o preconceito, bem como a potencialidade econômica do continente.

Acesse aqui a galeria de fotos da Mostra

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Quatro adultos estão na frente de uma sala de aula falando com estudantes adolescentes

Pesquisadores de Stanford conhecem a Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/06/2026 12h47 - em Secretaria Municipal de Educação

Gremios Estudantis

Grêmios Estudantis participam de formação sobre gênero, diversidade e convivência escolar 

Publicado em: 11/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Fotografia mostra uma mulher a frente de um auditório. Ela fala com as pessoas da platéia com um microfone. A maiorria das pessoas que estão sentadas estão com o uniforme da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

SME promove encontro para fortalecer ações integradas de proteção escolar 

Publicado em: 10/06/2026 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com fundo azul e elementos de carro, casa, moeda com o texto

Servidores municipais devem realizar Declaração Anual de Bens e Valores até 30 de junho 

Publicado em: 10/06/2026 3h34 - em Secretaria Municipal de Educação

Homem em pé no canto direito do palco de um teatro, segurando um microfone e realizando uma palestra. À sua frente, diretores estão sentados em cadeiras, acompanhando atentamente a apresentação em um ambiente de reunião e alinhamento institucional.

DRE Guaianases realiza encontro com gestores das unidades diretas

Publicado em: 10/06/2026 12h05 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

«1 2 3 1.669