Notícias

Ações nos territórios marcam o primeiro semestre da formação em serviço de Gestores Escolares

Cursos procuram refletir os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação.

Publicado em: 28/06/2016 16h05 | Atualizado em: 30/11/2020

gestores_dre_smig_740_x_430.jpg

A Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) São Miguel iniciou, em março, as ações de formação de 2016 para os Gestores Escolares (Diretores, Assistentes de Diretor e Coordenadores Pedagógicos), com os cursos “Plano de Ação e Articulação dos Gestores Escolares” e “O Gestor Escolar na Promoção da Qualidade Social da Educação”, destinados aos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, respectivamente. Os cursos foram desenvolvidos em 28 turmas, possibilitando a todos os Gestores Escolares a participação, o direito ao debate, e a elaboração de proposições e práticas.

Caminhando para o último encontro, ambos os cursos apresentam uma proposta de formação no território, onde, a cada encontro, se tem a possibilidade de conhecer uma Unidade Educacional (UE), que cede seus espaços para a realização da formação. Após a socialização da pauta e dos objetivos do encontro, os Gestores anfitriões são convidados a apresentar a UE, relatando a seus pares a proposta pedagógica e a articulação da gestão.

Para Vera Maria de Souza, Diretora da DIPED, realizar ações nos territórios é fundamental para “compreendermos os espaços das nossas UEs e as interações que lá ocorrem como importantes elementos formativos, reveladores das concepções de Currículo que emergem do Projeto Político-Pedagógico de cada uma delas e da ação dos sujeitos que atuam neste espaço”.

Ainda segundo a Diretora, “quando afirmamos a escola como lócus de formação, podemos possibilitar a interação e a articulação entre Gestores Escolares para a elaboração de propostas de ação que consideram as próprias de cada território, ao refletir sobre os Sujeitos das Aprendizagens, o Currículo, a Gestão Pedagógica e a Avaliação como bases para a promoção da Qualidade Social da Educação”.

O último encontro do 1º Semestre formativo destes cursos ocorre neste mês de junho.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Teatro nos CEUs Aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo é comemorado com peças teatrais nos CEUs

Publicado em: 24/01/2022 6h13 - em Secretaria Municipal de Educação

PMLLLB -Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca -

Conselho Municipal do Plano do Livro toma posse nesta quarta

Publicado em: 24/01/2022 5h43 - em Secretaria Municipal de Educação

mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso
ilustração de crianças usando uniforme escolar azul e branco, com silhueta da cidade ao fundo com balões representando idiomas variados simbolizados pelas bandeiras dos países.

Estudantes da Rede Municipal de SP podem manifestar interesse em aprender idiomas no CELP

Publicado em: 19/01/2022 11h05 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Imagem de uma mão sobre o computador.

SME abre processo seletivo interno para coordenador de Polo UniCEU

Publicado em: 14/01/2022 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212