Ações educativas contra o Aedes Aegypti

Atividades aconteceram em cinco CEUs da capital

Publicado em: 15/02/2016 17h13 | Atualizado em: 30/11/2020
aedes_aegypti_740_x_430.jpg

No Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti, 13 de fevereiro, cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs) da cidade de São Paulo receberam atividades educativas e de combate aos criadouros do vetor da dengue, chikungunya e zika vírus promovidas por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

As ações aconteceram nos CEUs Butantã, na zona oeste; Jambeiro, na zona leste; Perus, na zona norte; Meninos e Vila do Sol, na zona sul.
Para combater o Aedes aegypti e conscientizar a população sobre a importância de eliminar os criadouros, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com o apoio de 20 mil agentes de limpeza urbana da Secretaria de Serviços, dois mil agentes de zoonoses e oito mil agentes comunitários de saúde. Nos cinco CEUs e nos entornos, foram realizadas a distribuição de panfletos e informativos sobre os cuidados que devem ser tomados.
No espaço dos CEUs, foram realizadas atividades que abordaram o armazenamento seguro da água, passando pelo descarte adequado de resíduos, as formas corretas para eliminação dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus até exposição e jogos lúdico-pedagógicos sobre o Aedes aegypti.

Tecnologia contra o Aedes – O combate ao Aedes aegypti, na cidade de São Paulo, conta com o uso de um drone que fará monitoramento em pontos estratégicos e verificação externa em domicílios fechados, localizados em áreas de risco, e do aplicativo “Sem Dengue”, que permite ao cidadão o envio de fotos de pontos suspeitos, para mapeamento e verificação in loco dos agentes de zoonoses.

Saiba mais sobre as atividades realizadas em São Paulo no Dia Nacional de Mobilização para o Combate ao Mosquito Aedes aegypti clicando aqui.

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.