Notícias

Ações de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino

Iniciativas empoderam as comunidades escolares para gerar mudanças sociais e ambientais positivas

Publicado em: 05/06/2019 13h05 | Atualizado em: 30/11/2020

educacaoambiental_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo uma série de ações contribuindo para que as práticas pedagógicas nas escolas, na perspectiva de Educação Ambiental, sejam articuladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos na Agenda 2030, com intuito de empoderar a comunidade escolar para gerar mudanças sociais e ambientais positivas.

Entre as principais ações visando o fortalecimento da proposta de Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino, estão:

Criação do Núcleo de Educação Ambiental – Criado em 2016, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA), vinculado ao Núcleo Técnico de Currículo (NTC), da Coordenadoria Pedagógica (COPED), articula suas ações com o Currículo da Cidade de São Paulo, contribuindo para o trabalho dos Professores nos diferentes componentes curriculares na perspectiva da Educação Ambiental (EA).

Fortalecimento de Parcerias – A Secretaria Municipal de Educação (SME) firmou por meio da assinatura de uma portaria intersecretarial, uma parceria com a UNESCO e a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) visando contribuir para o aprofundamento de saberes acerca da Educação Ambiental na Rede Municipal de Ensino. O objetivo é fortalecer as Unidades Educacionais, por meio de formação continuada na perspectiva de uma escola sustentável. A portaria prevê que temas como mudanças climáticas, consumo consciente e práticas pedagógicas a partir do conceito de sustentabilidade estejam em pauta na capacitação dos professores.

Formação para educadores – Além da parceria intersecretarial, o NEA e as Diretorias Regionais de Educação (DREs) promovem nos meses de maio e julho deste ano, em diferentes regiões da cidade, o curso “Educação Ambiental para a construção de Escolas Sustentáveis: caminho possível para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Esta ação visa fortalecer projetos que permitam a construção coletiva de escolas sustentáveis, com atividades envolvendo o Currículo da Cidade, espaço e gestão. Participam do curso aproximadamente 400 Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Projetos na extensão de jornada escolar – Em 2019, mais de 4 mil estudantes de aproximadamente 150 Unidades Educacionais participam semanalmente de projetos na extensão de jornada escolar para aprender sobre Educação Ambiental, Horticultura, Jardinagem e Reciclagem.

Inclusão dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Currículo da Cidade – Desde 2018, as escolas da rede municipal de São Paulo contam com o tema desenvolvimento sustentável no currículo nas diversas áreas do conhecimento, em todos os anos de Ensino Fundamental. No próprio currículo, os objetivos de aprendizagem são acompanhados dos respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UNESCO.

Os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um conjunto de 17 metas assumidas por 193 estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) a serem cumpridas até 2030.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 2 3 1.427