Notícias

Ação Intersecretarial promove o Seminário Cine Horizontes – Dia Mundial de Combate às Drogas

Evento promoveu a exibição de curta e palestras sobre prevenção do uso de drogas

Publicado em: 27/06/2018 12h03 | Atualizado em: 30/11/2020

cinehorizontes_740x430.jpg

Na manhã da terça, 26 de junho, aconteceu no espaço Cine Olido, localizado no Centro de São Paulo, o Seminário Cine Horizontes – Dia Mundial de Combate às Drogas, evento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (Programa Redenção), Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (Spcine), Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo..

O Seminário teve a finalidade de subsidiar os servidores da Educação para trabalhar com os estudantes os saberes contemplados no Currículo da Cidade: empatia, autonomia, pensamento crítico, resolução de problemas, tomada de decisão, comunicação eficaz, autoconhecimento e relacionamento interpessoal, associados à prevenção ao uso de drogas.

A abertura do Seminário contou com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Educação (SME), Daniel de Bonis, do Coordenador do Programa Redenção, Dr. Artur Guerra de Andrade, do Diretor Presidente da Spcine, Maurício Andrade e do Diretor do Departamento de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Raphael Buongermino. O Cine Horizontes ainda contou com a participação especial de Clarice Madruga (Unifesp), Jorge Grispum (Festival Entretodos), Nathália Oliveira (Comuda) e Nilton Gurman (ONG Não Foi Acidente).

O Secretário Adjunto da SME, Daniel de Bonis, comentou sobre a participação da Educação neste projeto. “Agradecemos pela oportunidade de poder participar de forma articulada desse programa de prevenção tão importante para cidade. O novo currículo do Ensino Fundamental tem muito a ver com a questão que estamos discutindo aqui, pois o objetivo dele é formar um cidadão que seja capaz de tomar decisões de forma autônoma, de ser protagonista do seu projeto de vida”, ressaltou Daniel.

Após a realização das falas de abertura, foi exibido João e o Cão, curta-metragem de origem portuguesa, escrito, realizado e produzido em 2008 por André Marques. O filme se passa nos subúrbios desolados de uma grande cidade, onde João (Chandra Malatich), um jovem marginal que lida mal com a autoridade, desconhece que o seu comportamento é apenas uma defesa que advém da fragilidade do seu mundo.

Em seguida, os membros participantes da abertura e os convidados especiais realizaram comentários sobre o curta e apresentações com temas relacionados ao álcool, tabaco e outras drogas: fatores de risco e proteção, fortalecimento das habilidades de vida do jovem adolescente e a rede de proteção social no território.

O público presente, composto por Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Assistentes de Diretor de Escola, Auxiliares Técnico de Educação, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola e Supervisores Escolares, teve espaço na etapa final do evento para fazer críticas, sugestões, tirar dúvidas e tecer comentários sobre o curta e as apresentações dos palestrantes.

Confira as fotos realizadas no evento.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes do Imprensa Jovem sentados em um auditório de costas para a fotografia e vendo uma professora a frente com uma tela projetada onde se lê
Fotografia com fundo amarelo e, ao centro, uma mulher em pé vestida com camisa branca e calça jeans segura um computador portátil.

Polos UNICEU oferecem mais de 400 vagas em cursos de especialização

Publicado em: 18/06/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia em ângulo fechado de duas mãos costurando um tecido lilás.

Inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes na zona Leste da capital

Publicado em: 18/06/2024 4h43 - em Secretaria Municipal de Educação

ilustração de 6 jovens. cada um deles está com uma balão de diálogo com bandeiras da
Fotografia mostra grupo de crianças caminhando.

Seguem abertas as inscrições para a 44ª edição do Recreio nas Férias

Publicado em: 18/06/2024 3h20 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.459