Notícias
Ação Intersecretarial promove o Seminário Cine Horizontes – Dia Mundial de Combate às Drogas
Evento promoveu a exibição de curta e palestras sobre prevenção do uso de drogas
Publicado em: 27/06/2018 12h03 | Atualizado em: 30/11/2020
Na manhã da terça, 26 de junho, aconteceu no espaço Cine Olido, localizado no Centro de São Paulo, o Seminário Cine Horizontes – Dia Mundial de Combate às Drogas, evento promovido pela Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (Programa Redenção), Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (Spcine), Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo..
O Seminário teve a finalidade de subsidiar os servidores da Educação para trabalhar com os estudantes os saberes contemplados no Currículo da Cidade: empatia, autonomia, pensamento crítico, resolução de problemas, tomada de decisão, comunicação eficaz, autoconhecimento e relacionamento interpessoal, associados à prevenção ao uso de drogas.
A abertura do Seminário contou com a participação do Secretário Adjunto da Secretaria Municipal de Educação (SME), Daniel de Bonis, do Coordenador do Programa Redenção, Dr. Artur Guerra de Andrade, do Diretor Presidente da Spcine, Maurício Andrade e do Diretor do Departamento de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Raphael Buongermino. O Cine Horizontes ainda contou com a participação especial de Clarice Madruga (Unifesp), Jorge Grispum (Festival Entretodos), Nathália Oliveira (Comuda) e Nilton Gurman (ONG Não Foi Acidente).
O Secretário Adjunto da SME, Daniel de Bonis, comentou sobre a participação da Educação neste projeto. “Agradecemos pela oportunidade de poder participar de forma articulada desse programa de prevenção tão importante para cidade. O novo currículo do Ensino Fundamental tem muito a ver com a questão que estamos discutindo aqui, pois o objetivo dele é formar um cidadão que seja capaz de tomar decisões de forma autônoma, de ser protagonista do seu projeto de vida”, ressaltou Daniel.
Após a realização das falas de abertura, foi exibido “João e o Cão”, curta-metragem de origem portuguesa, escrito, realizado e produzido em 2008 por André Marques. O filme se passa nos subúrbios desolados de uma grande cidade, onde João (Chandra Malatich), um jovem marginal que lida mal com a autoridade, desconhece que o seu comportamento é apenas uma defesa que advém da fragilidade do seu mundo.
Em seguida, os membros participantes da abertura e os convidados especiais realizaram comentários sobre o curta e apresentações com temas relacionados ao álcool, tabaco e outras drogas: fatores de risco e proteção, fortalecimento das habilidades de vida do jovem adolescente e a rede de proteção social no território.
O público presente, composto por Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, Professores de Ensino Fundamental II e Médio, Assistentes de Diretor de Escola, Auxiliares Técnico de Educação, Coordenadores Pedagógicos, Diretores de Escola e Supervisores Escolares, teve espaço na etapa final do evento para fazer críticas, sugestões, tirar dúvidas e tecer comentários sobre o curta e as apresentações dos palestrantes.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Programa EntreNós fortalece planejamento da SME para ampliar a convivência ética nas escolas
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga resultado final do projeto piloto de Gestão Documental na Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
CEUs terão funcionamento especial durante o feriado da Revolução Constitucionalista
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Projeto transforma experiências sensoriais em vivências de inclusão e pertencimento na EMEF Alexandre de Gusmão
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a 1ª edição do Festival Estudantil de Cinema Curtas na Escola são prorrogadas
Secretaria Municipal de Educação
Processo seletivo para atuação em escolas bilíngues para surdos recebe inscrições até 8 de julho
Relacionadas
Programa EntreNós fortalece planejamento da SME para ampliar a convivência ética nas escolas
Publicado em: 13/07/2026 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação
SME divulga resultado final do projeto piloto de Gestão Documental na Rede Municipal
Publicado em: 08/07/2026 12h42 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs terão funcionamento especial durante o feriado da Revolução Constitucionalista
Publicado em: 08/07/2026 12h28 - em Secretaria Municipal de Educação
Projeto transforma experiências sensoriais em vivências de inclusão e pertencimento na EMEF Alexandre de Gusmão
Publicado em: 08/07/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases
Inscrições para a 1ª edição do Festival Estudantil de Cinema Curtas na Escola são prorrogadas
Publicado em: 07/07/2026 6h18 - em Secretaria Municipal de Educação