Notícias

Acadêmicos da AEL Maurício de Souza visitam a Casa das Rosas

Passeio cultural promove mais um passo da implementação do Currículo da Cidade

Publicado em: 25/05/2018 17h21 | Atualizado em: 30/11/2020

passeio_casa_rosas_740x430.jpg

No dia 8 de maio, a Academia Estudantil de Letras (AEL) Maurício de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Cairu, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, visitou uma mansão que hoje é considerada como patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo, a Casa das Rosas. O espaço é voltado à promoção da literatura e de exposições, assim como ao oferecimento de oficinas para todos que pretendem se aprimorar como escritor ou mostrar sua arte.

A adolescente Luanna Hertel, aluna do 8º ano, pesquisou antecipadamente sobre a história da casa e no dia do evento interagiu com o educador André, que recepcionou a academia e monitorou a visita, contribuindo com explicações, levantando questões e dúvidas para compartilhar com o grupo. Otavio, aluno do 6º ano, perguntou sobre a história do local e quis saber se o casarão sempre se chamou Casa das Rosas.

A arquitetura colonial despertou o interesse de todos. Os vitrais também foram cenários para fotos e a beleza dos banheiros grandes e decorados foi um sucesso entre os acadêmicos.

Os estudantes puderam observar a diferença social da época, claramente retratada na decoração e na disposição dos cômodos do imóvel, pois o mesmo é dividido em ambientes distintos, deixando claro onde cada pessoa que frequentasse aquele lugar deveria circular.

Para Kátia Fico, coordenadora dos estudos literários, e Luiza Trigo, coordenadora das atividades de teatro, “o melhor do passeio foi o clima poético da casa, que encantou as crianças e proporcionou inspiração para outras leituras”.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.456