Notícias

Acadêmicos da AEL Maurício de Souza visitam a Casa das Rosas

Passeio cultural promove mais um passo da implementação do Currículo da Cidade

Publicado em: 25/05/2018 17h21 | Atualizado em: 30/11/2020

passeio_casa_rosas_740x430.jpg

No dia 8 de maio, a Academia Estudantil de Letras (AEL) Maurício de Souza, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Visconde de Cairu, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha, visitou uma mansão que hoje é considerada como patrimônio histórico e cultural da cidade de São Paulo, a Casa das Rosas. O espaço é voltado à promoção da literatura e de exposições, assim como ao oferecimento de oficinas para todos que pretendem se aprimorar como escritor ou mostrar sua arte.

A adolescente Luanna Hertel, aluna do 8º ano, pesquisou antecipadamente sobre a história da casa e no dia do evento interagiu com o educador André, que recepcionou a academia e monitorou a visita, contribuindo com explicações, levantando questões e dúvidas para compartilhar com o grupo. Otavio, aluno do 6º ano, perguntou sobre a história do local e quis saber se o casarão sempre se chamou Casa das Rosas.

A arquitetura colonial despertou o interesse de todos. Os vitrais também foram cenários para fotos e a beleza dos banheiros grandes e decorados foi um sucesso entre os acadêmicos.

Os estudantes puderam observar a diferença social da época, claramente retratada na decoração e na disposição dos cômodos do imóvel, pois o mesmo é dividido em ambientes distintos, deixando claro onde cada pessoa que frequentasse aquele lugar deveria circular.

Para Kátia Fico, coordenadora dos estudos literários, e Luiza Trigo, coordenadora das atividades de teatro, “o melhor do passeio foi o clima poético da casa, que encantou as crianças e proporcionou inspiração para outras leituras”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Tamanho Portal (5)
Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Recreio nas Férias promove mais de 1.500 passeios para mais de 120 espaços da cidade

Publicado em: 08/01/2026 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Recreio nas Férias atende mais de 42 mil bebês e crianças em 133 polos

Publicado em: 07/01/2026 1h13 - em Secretaria Municipal de Educação

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão abertas ao longo de todo o ano

Publicado em: 06/01/2026 11h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Tamanho Portal (1)

Crédito para material e uniforme escolar começa a ser disponibilizado nesta segunda-feira

Publicado em: 05/01/2026 2h05 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.615