Notícias

Academias Estudantis de Letras iniciam Semana de Arte Moderna

Escolas de diversas Diretorias Regionais de Educação se apresentam em homenagem a Ariano Suassuna

Publicado em: 16/11/2017 14h44 | Atualizado em: 30/11/2020

abertura_semana_arte_moderna_ael_740_x_430.jpg

Na manhã da segunda-feira, 16 de outubro, na Academia Paulista de Letras – APL, ocorreu a abertura da Semana de Arte Moderna da Academia Estudantil de Letras (AEL) da Rede Municipal de Ensino. Escolas de diversas Diretorias Regionais de Educação (DREs) se apresentaram em homenagem a Ariano Suassuna.

O foco das cinco Academias Estudantis de Letras, que subiram ao palco para se apresentar, foi homenagear Ariano Suassuna (dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro) utilizando vida e obra do autor em textos adaptados para pequenas peças teatrais e em leitura dinâmica.

Para iniciar o evento, Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha, idealizadora da AEL na Rede Municipal de Ensino e membro da equipe gestora do projeto AEL, fez uma breve apresentação das escolas que, em seguida, subiriam ao palco. Suelizinha destacou a importância da Semana de Arte Moderna da AEL e do protagonismo de alunos e professores. “Durante o ano, os alunos se preparam para este momento, na medida em que, tanto nos encontros literários, quanto nas atividades de teatro, exploram a literatura de um modo essencialmente lúdico, coordenados por seus professores”, contou.

Logo após a abertura, Sueli Aparecida Vaz, membro da equipe gestora do projeto AEL, anunciou a entrada da AEL Ariano Suassuna, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Profª Cláudia Bartolomazi – DRE Guaianases, que apresentou “O Santo e a Porca”.

Em seguida, subiu ao palco a AEL Maurício de Sousa, da EMEF Visconde de Cairu – DRE Penha, que encenou em outra perspectiva a obra “O Santo e a Porca”. Posteriormente, a AEL Marina Colasanti, da EMEF 19 de Novembro – DRE Penha realizou a terceira exibição do dia. O texto escolhido foi a “Farsa da Boa Preguiça”.

A única AEL de Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM) presente, a AEL Conceição Evaristo, da EMEFM Antônio Alves Veríssimo – DRE Pirituba, apresentou uma peça teatral que promoveu uma fusão de 3 obras de Suassuna, “O Auto da Boa Preguiça”, “A Pena e a Lei” e “Farsa da Boa Preguiça”.

A última apresentação foi da AEL Carolina Maria de Jesus, da EMEF João XXIII – DRE Butantã, que utilizou o estilo musical rap para exibir um Cordel da biografia do poeta homenageado.

O encerramento foi feito por alunos representantes de cada AEL que se apresentou. Eles subiram ao palco para relatar as experiências com o grupo nessa participação da Semana de Arte Moderna, além de fazerem os agradecimentos a todos os envolvidos na atividade.

Para Suelizinha, “a oportunidade dos alunos de se apresentarem no palco para outros colegas acadêmicos configura-se em uma experiência enriquecedora para quem atua e para quem assiste. Todos saem felizes, com a sensação de que tudo deu certo e de que participar da Semana de Arte Moderna foi muito bom”.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210