Notícias
Academia Estudantil de Letras – AEL – será expandida para toda a Rede
Projeto valorizará a formação de leitores e escritores.
Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020
Foi publicado no Diário Oficial da Cidade (DOC) do dia 15 de agosto, a portaria Nº 5.296, que institui o Projeto “Academia Estudantil de Letras – AEL” nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs); nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs); nas Escolas Municipais de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBSs) e nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs) da Rede Municipal de Ensino (RME).
O Projeto oferecerá às Unidades Educacionais interessadas a possibilidade de organizar e manter em funcionamento uma Academia de Letras no âmbito da Unidade, à semelhança das Academias de Letras reconhecidas pela sociedade, com adaptações ao público estudantil em referência, pautada na integração com escritores e personalidades, a fim de promover o acesso à cultura, em um ambiente fraterno e transformador, que valorize o pensar e o sentir e estimule o gosto pela leitura.
Eventos – Para a implementação da expansão da Academia Estudantil de Letras em toda a Rede, estão previstos eventos como a apresentação do Projeto aos Supervisores Técnicos, Supervisores Escolares, Diretores das DOT-P, Diretores de Programas Especiais e Responsáveis pelos Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSL) das DREs, que acontecerá no próximo dia 18 de agosto e o Seminário “Expansão da Academia Estudantil de Letras para a Rede Municipal de Ensino”, no dia 26 de agosto, que terá informações divulgadas em breve.
Sobre a AEL – A Academia Estudantil de Letras (AEL) é projeto lúdico-pedagógico que desenvolve as competências leitora e escritora dos alunos, e foi idealizado pela professora Maria Sueli Fonseca Gonçalves, a Suelizinha como é conhecida, que em 2005, lecionava Língua Portuguesa na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Antonio Vieira, pertencente à Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha. Já existem 30 academias funcionando na RME.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Diretoria Regional de Educação Butantã
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Secretaria Municipal de Educação
CEUs recebem programação gratuita para celebrar o Mês do Trabalhador, Virada Cultural e Semana do Brincar
Secretaria Municipal de Educação
Ginástica Laboral: SME lança Projeto Corpo em Ação, voltado à saúde e qualidade de vida dos servidores
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases recebe equipe de Unidade Básica de Saúde para vacinação contra Influenza
Relacionadas
Semana de Formação dos Grêmios Estudantis fortalece protagonismo nas escolas
Publicado em: 08/05/2026 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação
CEU Azul da Cor do Mar realiza inscrições para Mutirão da Catarata gratuito
Publicado em: 07/05/2026 5h18 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Inscrições abertas para 1ª Mostra Estudantil de Arte Contemporânea
Publicado em: 07/05/2026 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CEUs recebem programação gratuita para celebrar o Mês do Trabalhador, Virada Cultural e Semana do Brincar
Publicado em: 07/05/2026 1h03 - em Secretaria Municipal de Educação
Ginástica Laboral: SME lança Projeto Corpo em Ação, voltado à saúde e qualidade de vida dos servidores
Publicado em: 07/05/2026 12h23 - em Secretaria Municipal de Educação