Notícias

Abertura da Semana de Arte Moderna das AELs

Programação segue até 9 de outubro em 4 CEUs e na APL

Publicado em: 08/08/2017 16h01 | Atualizado em: 30/11/2020

abertura_sam_ael_740_x_430.jpg

A Semana de Arte Moderna das Academias Estudantis de Letras teve início na quinta, 1º de outubro, na Academia Paulista de Letras (APL), situada no Largo do Arouche.

O evento, com programação variada, seguirá até 9 de outubro com apresentações dos trabalhos desenvolvido pelos alunos durante o ano. As atividades serão realizadas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Tiquatira, Quinta do Sol, Meninos, Parque Bristol e na APL. Veja a programação completa.

Sete Academias Estudantis de Letras (AELs) da zona leste, pertencentes à Diretoria Regional de Educação da Penha, estiveram presentes na abertura: AEL Pe. Antonio Vieira, Rubem Alves, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e a próxima AEL Arnaldo Antunes, que será fundada oficialmente em 28 de outubro.

Também compareceram os alunos acadêmicos da recente AEL Ariano Suassuna, da DRE Guaianases.

Na primeira parte da programação, os alunos fizeram uma visita monitorada aos aposentos do prédio, como a biblioteca, o salão nobre e o corredor da galeria dos presidentes.

Na segunda parte, foi realizado o “Encontros entre acadêmicos”, encontro dos alunos das AELs com os acadêmicos da APL.

Reunião Semanal – Como o evento aconteceu em uma quinta-feira, e neste dia da semana se realiza a Reunião do Chá na APL, muitos acadêmicos estavam na casa.

Assim, alguns deles, como José Fernando Mafra Carbonieri (cadeira 26), Antonio Penteado Mendonça (cadeira 32), José de Souza Martins (cadeira 22) e o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita (cadeira 5), se encontraram com os alunos, que fizeram perguntas sobre a vida acadêmica.

Após a visita, o escritor de Histórias em Quadrinhos, o acadêmico Maurício de Sousa, surpreendeu a todos aparecendo no auditório. Por alguns momentos, conversou com os acadêmicos das AELs presentes. O aluno Vinícius Iazetti Jacinto, do 6º ano, integrante da AEL Vinícius de Morais, pôde subir ao palco para abraçar seu “Amigo Literário”.

Logo após, a poetisa e cantora Débora Garcia falou sobre sua trajetória no mundo das palavras e exibiu o documentário “Vidas de Carolina”, de Jéssica Queiroz, que foi inspirado na vida da escritora Carolina Maria de Jesus. Para finalizar, fez uma apresentação literomusical de algumas de suas poesias.

Encerrando o evento, Carlos Abreu Costa Júnior, representante da Academia de Letras de Campos de Jordão e simpatizante do Projeto AEL, falou aos alunos. “Ao entrar em contato com seus patronos, leiam o que se escreveu sobre ele, leiam sobre a vida dele, mas foquem na obra. Leiam e releiam sua obra, porque a obra do escritor é a luz”, disse Carlos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212