Notícias

Abertura da Semana de Arte Moderna das AELs

Programação segue até 9 de outubro em 4 CEUs e na APL

Publicado em: 08/08/2017 16h01 | Atualizado em: 30/11/2020

abertura_sam_ael_740_x_430.jpg

A Semana de Arte Moderna das Academias Estudantis de Letras teve início na quinta, 1º de outubro, na Academia Paulista de Letras (APL), situada no Largo do Arouche.

O evento, com programação variada, seguirá até 9 de outubro com apresentações dos trabalhos desenvolvido pelos alunos durante o ano. As atividades serão realizadas nos Centros Educacionais Unificados (CEUs) Tiquatira, Quinta do Sol, Meninos, Parque Bristol e na APL. Veja a programação completa.

Sete Academias Estudantis de Letras (AELs) da zona leste, pertencentes à Diretoria Regional de Educação da Penha, estiveram presentes na abertura: AEL Pe. Antonio Vieira, Rubem Alves, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira e a próxima AEL Arnaldo Antunes, que será fundada oficialmente em 28 de outubro.

Também compareceram os alunos acadêmicos da recente AEL Ariano Suassuna, da DRE Guaianases.

Na primeira parte da programação, os alunos fizeram uma visita monitorada aos aposentos do prédio, como a biblioteca, o salão nobre e o corredor da galeria dos presidentes.

Na segunda parte, foi realizado o “Encontros entre acadêmicos”, encontro dos alunos das AELs com os acadêmicos da APL.

Reunião Semanal – Como o evento aconteceu em uma quinta-feira, e neste dia da semana se realiza a Reunião do Chá na APL, muitos acadêmicos estavam na casa.

Assim, alguns deles, como José Fernando Mafra Carbonieri (cadeira 26), Antonio Penteado Mendonça (cadeira 32), José de Souza Martins (cadeira 22) e o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita (cadeira 5), se encontraram com os alunos, que fizeram perguntas sobre a vida acadêmica.

Após a visita, o escritor de Histórias em Quadrinhos, o acadêmico Maurício de Sousa, surpreendeu a todos aparecendo no auditório. Por alguns momentos, conversou com os acadêmicos das AELs presentes. O aluno Vinícius Iazetti Jacinto, do 6º ano, integrante da AEL Vinícius de Morais, pôde subir ao palco para abraçar seu “Amigo Literário”.

Logo após, a poetisa e cantora Débora Garcia falou sobre sua trajetória no mundo das palavras e exibiu o documentário “Vidas de Carolina”, de Jéssica Queiroz, que foi inspirado na vida da escritora Carolina Maria de Jesus. Para finalizar, fez uma apresentação literomusical de algumas de suas poesias.

Encerrando o evento, Carlos Abreu Costa Júnior, representante da Academia de Letras de Campos de Jordão e simpatizante do Projeto AEL, falou aos alunos. “Ao entrar em contato com seus patronos, leiam o que se escreveu sobre ele, leiam sobre a vida dele, mas foquem na obra. Leiam e releiam sua obra, porque a obra do escritor é a luz”, disse Carlos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298