Notícias

Abertura da 7ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura

Atividades acontecem entre 9 e 13 de abril

Publicado em: 06/09/2018 14h27 | Atualizado em: 30/11/2020
abertura_sem_literaria_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou nesta segunda-feira, 9 de abril, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, a abertura da 7ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura. Instituída pela Lei 14.999/09, a ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e outros segmentos como editoras, autores e bibliotecas comunitárias.

Neste ano, a Semana acontece entre os dias 9 e 13 de abril e sua programação envolve estudantes e professores, Salas e Espaços de Leitura e Academias Estudantis de Letras das Unidades Escolares (UEs). Desta vez, a organização das atividades prevê o destaque aos gêneros conto, miniconto e microconto, contemplados no Currículo de Língua Portuguesa.

Durante o evento de abertura, a Academia Estudantil de Letras (AEL) Luís Gama, do CEU EMEF Prof. Gomes Cardim, Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, apresentou um ato da peça “O Fantasma da Ópera” e estudantes da EMEF José Carlos Nicoleto – Zito, da DRE São Mateus, apresentaram o musical “Trem Bala”. A professora Monique Alves, responsável pela AEL Rubem Alves, da EMEF Prof. Maestro Alex Martins, DRE Penha, realizou o relato de prática dos projeto “Descobrir-se Autor 2017”.

“Tudo aquilo que nós temos na escola, aquilo que acaba nos repertoriando, é currículo. Lembrando que esta semana na escola não é apenas para as aulas de língua portuguesa, para as aulas de Sala de Leitura ou para os projetos da AEL, é para todas as áreas do conhecimento”, afirmou Wagner Palanch, Diretor do Núcleo Técnico de Currículo (NTC) da SME.

Maria Sueli Fonseca Gonçalves , a Suelizinha, idealizadora e Coordenadora da Academia Estudantil de Letras/SME, explicou que além de ações como as sessões simultâneas de leitura, saraus, ações de mediação de leitura e leitura dramática, haverá nas unidades escolares, também, a proposta de uma produção coletiva aos alunos das AEL, observando a estrutura e características do gênero literário “conto”, com a orientação e mediação dos Professores Coordenadores dos Estudos Literários para a elaboração do 3º volume do livro “Descobrir-se Autor 2018”.

Finalizando a abertura da Semana, a professora Nágila Polido, responsável pelo Núcleo de Espaço e Sala de Leitura/SME, mediou uma mesa com os escritores Marcelino Freire e Samir Mesquita, produtores de microcontos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210