Notícias

“A Moda no CEU” recebe desfile de Fernanda Yamamoto

Projeto promove a democratização do acesso à moda

Publicado em: 23/10/2015 17h53 | Atualizado em: 30/11/2020

spfw_740_x_430.jpg

Na semana de 19 a 23 de outubro, cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs) receberam workshops, exposições e desfiles, dentro do projeto “A Moda no CEU”, integrando a 40ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW). O teatro do CEU Vila Atlântica foi o palco do desfile de encerramento desta sexta edição do projeto “A Moda no CEU”. No desfile de encerramento foi apresentada a coleção da estilista Fernanda Yamamoto, confeccionada por mulheres rendeiras da Paraíba.

Estiveram presentes no encerramento desta semana o Prefeito Fernando Haddad e o Secretário Municipal de Educação Gabriel Chalita que comentaram como é bom ver todo o dinamismo dos CEUs. “O que vocês vão ver aqui vai educar o olhar de vocês, sobretudo as crianças e jovens vão ver a moda, os materiais e as combinações de outras maneiras. Isso faz parte do processo educativo, vai para além do ensino de sala de aula. Faz parte de um processo pedagógico avançado e amplo que o CEU acolhe”, comentou o Prefeito durante a abertura.

A estilista, Fernanda Yamamoto, disse que “a oportunidade de estar em um CEU é muito especial, tem um simbolismo muito grande, principalmente com essa coleção, que mostra o valor do trabalho manual, o valor que isso representa para o país como patrimônio, o valor da mulher por trás de cada uma das peças, de um trabalho muito humano e da relação da moda como uma expressão cultural.” No bate-papo entre o público e a estilista que aconteceu depois do desfile, ela contou a sua trajetória, suas inspirações, falou também como o trabalho com a moda vai além da passarela e emprega muita gente.

Ellen Liscoski modelo há quatro anos, já fez seis temporadas da SPFW e esta é a segunda vez que ela desfila em um CEU. Ellen conta que no CEU ela sente e transmite uma emoção diferente, pois o publico é interativo e fica muito feliz em vê-las desfilando, o que é bom para as modelos e para o público.

02_noticia_moda_no_ceu_740_x_430.jpg

Ellen Liscoski

Maura Soares, camareira da SPFW já participou de cinco edições nos CEUs e disse que sua prima, moradora da comunidade atendida pelo CEU Curuçá, sempre teve vontade de assistir a um desfile e essa oportunidade se concretizou quando o evento foi para sua região.

O gestor do CEU Vila Atlântica, Fabiano de Assis Gontijo, destaca a contrapartida social da organização da SPFW ao trazer um mundo que é tão restrito às camadas sociais mais altas para a sociedade como um todo, dando a perspectiva das pessoas acessarem, conhecerem, viverem esse momento da moda, de um desfile.

Para Fabiano “várias pessoas têm o sonho de trabalhar com moda, direta ou indiretamente, e quando se traz um evento dessa amplitude elas podem vivenciar esse momento”. Este é o caso da aluna Raissa Costa Leandro, de 11 anos, estudante do CEU que adora moda, e pretende montar com a amiga uma boutique. No bate-papo com Fernanda Yamamoto, Raissa pediu recomendações à estilista para quem quer seguir a carreira, o conselho recebido foi: “coloque a mão na massa e faça sem medo de errar!”. Antes do evento Raissa esperava algo surpreendente e ao final, emocionada, confirmou seus planos de trabalhar no ramo.

01_noticia_moda_no_ceu_740_x_430.jpg

Raissa Costa Leandro

Confira a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298