Notícias

“A Moda no CEU” recebe desfile de Fernanda Yamamoto

Projeto promove a democratização do acesso à moda

Publicado em: 23/10/2015 17h53 | Atualizado em: 30/11/2020

spfw_740_x_430.jpg

Na semana de 19 a 23 de outubro, cinco Centros Educacionais Unificados (CEUs) receberam workshops, exposições e desfiles, dentro do projeto “A Moda no CEU”, integrando a 40ª edição da São Paulo Fashion Week (SPFW). O teatro do CEU Vila Atlântica foi o palco do desfile de encerramento desta sexta edição do projeto “A Moda no CEU”. No desfile de encerramento foi apresentada a coleção da estilista Fernanda Yamamoto, confeccionada por mulheres rendeiras da Paraíba.

Estiveram presentes no encerramento desta semana o Prefeito Fernando Haddad e o Secretário Municipal de Educação Gabriel Chalita que comentaram como é bom ver todo o dinamismo dos CEUs. “O que vocês vão ver aqui vai educar o olhar de vocês, sobretudo as crianças e jovens vão ver a moda, os materiais e as combinações de outras maneiras. Isso faz parte do processo educativo, vai para além do ensino de sala de aula. Faz parte de um processo pedagógico avançado e amplo que o CEU acolhe”, comentou o Prefeito durante a abertura.

A estilista, Fernanda Yamamoto, disse que “a oportunidade de estar em um CEU é muito especial, tem um simbolismo muito grande, principalmente com essa coleção, que mostra o valor do trabalho manual, o valor que isso representa para o país como patrimônio, o valor da mulher por trás de cada uma das peças, de um trabalho muito humano e da relação da moda como uma expressão cultural.” No bate-papo entre o público e a estilista que aconteceu depois do desfile, ela contou a sua trajetória, suas inspirações, falou também como o trabalho com a moda vai além da passarela e emprega muita gente.

Ellen Liscoski modelo há quatro anos, já fez seis temporadas da SPFW e esta é a segunda vez que ela desfila em um CEU. Ellen conta que no CEU ela sente e transmite uma emoção diferente, pois o publico é interativo e fica muito feliz em vê-las desfilando, o que é bom para as modelos e para o público.

02_noticia_moda_no_ceu_740_x_430.jpg

Ellen Liscoski

Maura Soares, camareira da SPFW já participou de cinco edições nos CEUs e disse que sua prima, moradora da comunidade atendida pelo CEU Curuçá, sempre teve vontade de assistir a um desfile e essa oportunidade se concretizou quando o evento foi para sua região.

O gestor do CEU Vila Atlântica, Fabiano de Assis Gontijo, destaca a contrapartida social da organização da SPFW ao trazer um mundo que é tão restrito às camadas sociais mais altas para a sociedade como um todo, dando a perspectiva das pessoas acessarem, conhecerem, viverem esse momento da moda, de um desfile.

Para Fabiano “várias pessoas têm o sonho de trabalhar com moda, direta ou indiretamente, e quando se traz um evento dessa amplitude elas podem vivenciar esse momento”. Este é o caso da aluna Raissa Costa Leandro, de 11 anos, estudante do CEU que adora moda, e pretende montar com a amiga uma boutique. No bate-papo com Fernanda Yamamoto, Raissa pediu recomendações à estilista para quem quer seguir a carreira, o conselho recebido foi: “coloque a mão na massa e faça sem medo de errar!”. Antes do evento Raissa esperava algo surpreendente e ao final, emocionada, confirmou seus planos de trabalhar no ramo.

01_noticia_moda_no_ceu_740_x_430.jpg

Raissa Costa Leandro

Confira a galeria de imagens

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212