Notícias

A importância da Educomunicação

O coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima, aborda assuntos referentes ao tema em entrevista

Publicado em: 02/08/2017 17h23 | Atualizado em: 30/11/2020

A_importancia_Educomunicacao2_740_x_430.jpg

A professora de Educação Infantil Fernanda Fusco, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Cel. Manuel Soares Neiva, da Diretoria Regional de Educação Ipiranga, entrevistou o coordenador do Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), Carlos Lima, a respeito de assuntos referentes ao conceito de Educomunicação e sua importância nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

A entrevista foi publicada no blog da professora Fernanda e o resultado você também pode conferir a seguir:

O que significa “educomunicação”?

Educação com a comunicação ou comunicação para educação. Paulo Freire já dizia: “Educação é Comunicação”. Neste sentido, o professor é um educomunicador nato. A Educomunicação é um novo campo de conhecimento. Trata-se de um conceito que relaciona dois importantes campos e que promove o exercício do diálogo na prática educativa. Na escola, a Educomunicação promove a expressão comunicativa e criativa dos estudantes, a leitura crítica da mídia, a expressão responsável do direito à comunicação, o protagonismo com participação e a mediação tecnológica.

Quando e como começou o projeto Nas Ondas do Rádio?

O Nas Ondas do Rádio é parte de um processo histórico de implementação da Educomunicação na Rede. Tem início em 2001 com o projeto Educom.Rádio que a transforma em lei, Programa Educom lei 13.941/2004. Com a lei, a Educomunicação passa a ser uma politica pública na cidade de São Paulo. O Nas Ondas do Rádio surge como projeto na Rede para implementar esta política pública. Transforma-se em Programa Nas Ondas do Rádio com a portaria 5791/2009 e transforma-se no setor Núcleo de Educomunicação, articulado ao Currículo em 2006 a partir da Reorganização Administrativa de SME. Apesar das transformações ao longo dos anos, atravessando gestões, a proposta se mantém fiel aos preceitos da Educomunicação.

Quais foram os outros projetos que nasceram a partir dele?

O Imprensa Jovem foi sem dúvida o projeto mais importante da transformação da Educomunicação na Rede. Trouxe a perspetiva aos projetos de diversificar ou mesmo integrar mídias diversas e Cultura Digital aos projetos de Educomunicação. Até 2005, a Rádio Escolar, representada pelo projeto Educom.Rádio, era a única linguagem desenvolvida como proposta de Educomunicação. Com a chegada na Rede do Imprensa Jovem, a Rádio Escolar ampliou suas atividades pedagógicas nos intervalos escolares para se transformar em agências de notícias. Então, outros projetos como Jornal e Blog também passaram a se associar ao Imprensa Jovem, ajudando a expandir a proposta de Educomunicação na Rede.

Hoje a Secretaria Municipal de Educação de SP conta com um núcleo de Educomunicação. Quais mudanças que a criação desse núcleo trouxe?

De fato, a importância do Núcleo de Educomunicação, único no país em uma Secretaria Municipal de Educação, é a consolidação de uma política pública de Educação. A Comunicação, tão importante para o desenvolvimento da vida e, portanto, um direito humano, pode através da Educomunicação ter espaço no Curriculo com as linguagens de comunicação. Apesar da confusão que ainda existe sobre Educomunicação com a proposta do uso de Tecnologias, as ações buscam melhorar o ecossistema comunicativo nas relações humanas e na transversalidade dos diversos conhecimentos curriculares. Ganha a Rede com um setor independente que atende da Educação Infantil ao Ensino Médio e todas as outras frentes educativas da Rede.

Qual a importância da educomunicação nas e para as escolas da Rede?

A escola tem dificuldade de se comunicar com ela própria, com a sua comunidade. A Educomunicação, entre as suas diversas possibilidades pedagógicas, está aí para dar uma força e melhorar essa realidade.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo 

Publicado em: 19/06/2026 9h26 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

Montagem com duas fotografias registradas durante atividades da Semana da União Europeia em polos de formação dos CEUs. Na imagem à esquerda, estudantes estão sentados em uma sala de aula acompanhando a apresentação de uma representante consular em frente a uma tela de projeção. Na imagem à direita, outro grupo de estudantes participa de uma palestra, enquanto alguns seguram pequenas bandeiras da Alemanha. Em ambas as cenas, os participantes acompanham atentamente as apresentações, promovendo momentos de aprendizado sobre idiomas, cultura e relações internacionais.

CELP aproxima estudantes de autoridades consulares durante Semana da União Europeia 

Publicado em: 18/06/2026 4h00 - em Centro de Estudos de Línguas Paulistano

Fotografia de uma sala de aula com globos terrestres sobre a mesa e pintura nas paredes de mapas da cidade de São Paulo, do estado de SP, do Brasil e do mundo.
Fotografia de uma mulher e uma crianças de costas pintando o muro para copa. Predominam as cores azul, verde e amarelo.

Escolas municipais entram no clima da Copa com diversas atividades

Publicado em: 18/06/2026 12h26 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de um encontro formativo realizado em auditório. Em primeiro plano, participantes sentados acompanham a atividade. Ao fundo, uma mulher em pé segura um microfone e fala ao público, enquanto outras seis pessoas estão sentadas em poltronas compondo uma mesa de debate. Ao lado do grupo, há uma tela de projeção com a identificação do evento. O ambiente é amplo, iluminado e reúne educadores e gestores em momento de formação e troca de experiências.

RENAMAT reúne educadores e especialistas em São Paulo para fortalecer a formação em matemática 

Publicado em: 17/06/2026 6h51 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.672