Notícias

A Dona Aranha no CEU EMEI Paz

Projeto surgiu com o intuito de desenvolver o conhecimento das crianças por meio de seu protagonismo

Publicado em: 05/07/2018 8h00 | Atualizado em: 30/11/2020

dona_aranha_1_740x430.jpg

Projetos que valorizam as experiências de infância no contexto do Currículo Integrador da Infância Paulistana são trabalhados na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI), do Centro de Educação Unificado (CEU) Paz, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia/Brasilândia, onde práticas são desenvolvidas resultantes da escuta, cultivando as culturas da infância. “A Dona Aranha” é um exemplo disso.

O projeto, realizado nos meses de maio e junho deste ano, se iniciou a partir de uma curiosidade da turma ao ver uma aranha na grade em frente à sua sala. Então, durante semanas, foram realizadas pesquisas na biblioteca e apresentadas leituras de diversos gêneros textuais relacionados à “Dona Aranha”. Também foi propiciado um momento de criação, com brincadeiras em diferentes espaços da escola sobre o tema.

dona_aranha_2_740x430.jpg

“Práticas desenvolvidas na educação infantil, onde aprender e o brincar não estão separados, assim como a razão e a fantasia, juntamente com a escuta das crianças, tornam-se parte e parâmetro para o desenvolvimento infantil”, relata a professora Carla Aparecida Catirsi, que construiu o projeto com os alunos.

Dessa maneira, Bruno Cyriaco, diretor da CEU EMEI Paz, acredita que o principal objetivo de promover o desenvolvimento das crianças integralmente, por meio do estímulo ao seu protagonismo, foi cumprido. “Buscamos sempre tornar o ambiente escolar em um lugar onde a criança tem voz e vez na sua interação, comunicação e criação com outro, com os espaços e com o objeto de conhecimento nos diferentes contextos educativos”, observa Bruno.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI)

Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI)

Publicado em: 22/03/2016 3h45 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF)

Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF)

Publicado em: 22/03/2016 2h35 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Programa de Robótica Educacional 2016

Programa de Robótica Educacional 2016

Publicado em: 22/03/2016 1h11 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

A leitura como prática cotidiana para crianças na Educação Infantil

Publicado em: 22/03/2016 1h02 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

1º Seminário Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 22/03/2016 12h55 - em Educomunicação

1 1.328 1.329 1.330 1.331 1.332 1.482