Notícias

A Arte como Prática Social

Alunos e professor da zona leste publicarão segundo volume de livro de poesias

Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020

a_arte_como_pratica_social_740_x_430.jpg

Com o sucesso do livro Entre versos controversos, publicação lançada na Bienal do livro de 2014 e que reúne as experiências do projeto e as produções dos alunos do ciclo autoral, os estudantes e o professor Daniel Carvalho de Almeida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, região leste da cidade, já estão produzindo o volume II do livro Entre versos controversos, que será publicado neste ano de 2015.

No primeiro semestre deste ano, professor e alunos fizeram um curta-metragem sobre o projeto “A arte como prática social”, que é a continuidade do projeto do ano passado e tema do próximo livro, explicando-o e mostrando a relação da arte com a intervenção social, a fim de contribuir com a concepção do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA).

Segundo Daniel, a intenção do vídeo é incentivar os demais professores a acreditarem no potencial dos alunos e, também, valorizar a arte produzida nas escolas públicas localizadas nas periferias de São Paulo. A meta do Professor Daniel Carvalho, com a publicação das duas obras literárias no gênero poema, é fundar uma Academia Estudantil de Letras na unidade educacional.

O projeto “A Arte como prática social” é voltado à escrita literária e a apresentações musicais, por meio de eventos como saraus, jornadas estudantis e ações nas redes sociais. “O objetivo é fazer com que o educando, valendo-se de suas produções artísticas, participe de forma mais efetiva da sociedade na qual está inserido, seja criando formas de expressão cultural ou intervindo socialmente, ou seja, que ele aprenda a usar de sua arte para apreensão e mudança de sua própria realidade”, ressalta Daniel Carvalho.

Ainda segundo Daniel, o projeto neste ano conta com a participação de ex-alunos, com a finalidade de orientar os mais novos no momento da escolha de um poema cujo teor tenha relação com o tema debatido em aula. “Geralmente, os autores escolhidos pelos alunos são Carlos Drummond, Brecht, Manoel Bandeira, Dostoiévski e Manoel de Barros”, conta o professor.

As aulas ocorrem no contraturno, às quartas-feiras, de forma livre, dialógica e informal.

Assista ao vídeo sobre o projeto clicando aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem 1 Errada

DRE Santo Amaro realiza seminário sobre Educação Inclusiva

Publicado em: 15/12/2023 5h45 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Cei Monsenhor Jonas Abib

Prefeitura inaugura creche Monsenhor Jonas Abib na região do Butantã

Publicado em: 15/12/2023 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudante tendo olhos examinados por um profissional da Oftalmologia
Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME vai prorrogar contrato de cerca de 5 mil professores

Publicado em: 15/12/2023 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto ilustrativa de Coordenador Pedagógico

SME convoca candidatos aprovados nos concursos de Supervisor Escolar e Coordenador Pedagógico

Publicado em: 15/12/2023 12h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 65 66 67 68 69 1.477