Notícias
A Arte como Prática Social
Alunos e professor da zona leste publicarão segundo volume de livro de poesias
Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020Com o sucesso do livro Entre versos controversos, publicação lançada na Bienal do livro de 2014 e que reúne as experiências do projeto e as produções dos alunos do ciclo autoral, os estudantes e o professor Daniel Carvalho de Almeida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, região leste da cidade, já estão produzindo o volume II do livro Entre versos controversos, que será publicado neste ano de 2015.
No primeiro semestre deste ano, professor e alunos fizeram um curta-metragem sobre o projeto “A arte como prática social”, que é a continuidade do projeto do ano passado e tema do próximo livro, explicando-o e mostrando a relação da arte com a intervenção social, a fim de contribuir com a concepção do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA).
Segundo Daniel, a intenção do vídeo é incentivar os demais professores a acreditarem no potencial dos alunos e, também, valorizar a arte produzida nas escolas públicas localizadas nas periferias de São Paulo. A meta do Professor Daniel Carvalho, com a publicação das duas obras literárias no gênero poema, é fundar uma Academia Estudantil de Letras na unidade educacional.
O projeto “A Arte como prática social” é voltado à escrita literária e a apresentações musicais, por meio de eventos como saraus, jornadas estudantis e ações nas redes sociais. “O objetivo é fazer com que o educando, valendo-se de suas produções artísticas, participe de forma mais efetiva da sociedade na qual está inserido, seja criando formas de expressão cultural ou intervindo socialmente, ou seja, que ele aprenda a usar de sua arte para apreensão e mudança de sua própria realidade”, ressalta Daniel Carvalho.
Ainda segundo Daniel, o projeto neste ano conta com a participação de ex-alunos, com a finalidade de orientar os mais novos no momento da escolha de um poema cujo teor tenha relação com o tema debatido em aula. “Geralmente, os autores escolhidos pelos alunos são Carlos Drummond, Brecht, Manoel Bandeira, Dostoiévski e Manoel de Barros”, conta o professor.
As aulas ocorrem no contraturno, às quartas-feiras, de forma livre, dialógica e informal.
Assista ao vídeo sobre o projeto clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educadores podem se inscrever no Prêmio LED - Luz na Educação
Diretoria Regional de Educação Santo Amaro
Prefeitura de São Paulo inaugura EMEI Cora Coralina e reforça compromisso com a Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP leva ação de vacinação aos CEUs no mês de agosto
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP disponibiliza simulador de valores do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
Entenda o Prêmio de Desempenho Educacional - PDE
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP foca na aprendizagem dos estudantes e paga R$ 206 milhões em prêmio
Relacionadas

Inscrições abertas para o II Seminário de Cultura na Educação
Publicado em: 15/09/2023 12h30 - em Secretaria Municipal de Educação

DRE Santo Amaro promove seminário sobre enfrentamento da violência nas escolas
Publicado em: 15/09/2023 8h43 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Prefeitura inaugura escola de educação infantil para 325 crianças na Zona Leste
Publicado em: 14/09/2023 5h09 - em Secretaria Municipal de Educação

Prefeitura de SP entrega mais uma cobertura de quadra poliesportiva em escola da Rede Municipal
Publicado em: 13/09/2023 5h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes gremistas participarão da Pré-Conferência Municipal de Políticas de Álcool e Outras Drogas
Publicado em: 13/09/2023 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação