Notícias
A Arte como Prática Social
Alunos e professor da zona leste publicarão segundo volume de livro de poesias
Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020Com o sucesso do livro Entre versos controversos, publicação lançada na Bienal do livro de 2014 e que reúne as experiências do projeto e as produções dos alunos do ciclo autoral, os estudantes e o professor Daniel Carvalho de Almeida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, região leste da cidade, já estão produzindo o volume II do livro Entre versos controversos, que será publicado neste ano de 2015.
No primeiro semestre deste ano, professor e alunos fizeram um curta-metragem sobre o projeto “A arte como prática social”, que é a continuidade do projeto do ano passado e tema do próximo livro, explicando-o e mostrando a relação da arte com a intervenção social, a fim de contribuir com a concepção do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA).
Segundo Daniel, a intenção do vídeo é incentivar os demais professores a acreditarem no potencial dos alunos e, também, valorizar a arte produzida nas escolas públicas localizadas nas periferias de São Paulo. A meta do Professor Daniel Carvalho, com a publicação das duas obras literárias no gênero poema, é fundar uma Academia Estudantil de Letras na unidade educacional.
O projeto “A Arte como prática social” é voltado à escrita literária e a apresentações musicais, por meio de eventos como saraus, jornadas estudantis e ações nas redes sociais. “O objetivo é fazer com que o educando, valendo-se de suas produções artísticas, participe de forma mais efetiva da sociedade na qual está inserido, seja criando formas de expressão cultural ou intervindo socialmente, ou seja, que ele aprenda a usar de sua arte para apreensão e mudança de sua própria realidade”, ressalta Daniel Carvalho.
Ainda segundo Daniel, o projeto neste ano conta com a participação de ex-alunos, com a finalidade de orientar os mais novos no momento da escolha de um poema cujo teor tenha relação com o tema debatido em aula. “Geralmente, os autores escolhidos pelos alunos são Carlos Drummond, Brecht, Manoel Bandeira, Dostoiévski e Manoel de Barros”, conta o professor.
As aulas ocorrem no contraturno, às quartas-feiras, de forma livre, dialógica e informal.
Assista ao vídeo sobre o projeto clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)
Secretaria Municipal de Educação
CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Professor da Rede Municipal transformou gerações com o xadrez e hoje contribui com a formação de docentes
Relacionadas

Avaliação institucional CIEJA 2015
Publicado em: 21/10/2015 4h13 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Grupo Bicho de Pé faz show no CEU Butantã
Publicado em: 21/10/2015 3h44 - em CEU e COCEU

Peça “Why The Horse?” no CEU Inácio Monteiro
Publicado em: 21/10/2015 3h24 - em CEU e COCEU

Jornada Especial Integral de Formação – JEIF para o ano de 2016
Publicado em: 21/10/2015 3h04 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Diálogos com a Rede na DRE Freguesia/Brasilândia
Publicado em: 21/10/2015 2h20 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia