Notícias
A Arte como Prática Social
Alunos e professor da zona leste publicarão segundo volume de livro de poesias
Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020
Com o sucesso do livro Entre versos controversos, publicação lançada na Bienal do livro de 2014 e que reúne as experiências do projeto e as produções dos alunos do ciclo autoral, os estudantes e o professor Daniel Carvalho de Almeida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, região leste da cidade, já estão produzindo o volume II do livro Entre versos controversos, que será publicado neste ano de 2015.
No primeiro semestre deste ano, professor e alunos fizeram um curta-metragem sobre o projeto “A arte como prática social”, que é a continuidade do projeto do ano passado e tema do próximo livro, explicando-o e mostrando a relação da arte com a intervenção social, a fim de contribuir com a concepção do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA).
Segundo Daniel, a intenção do vídeo é incentivar os demais professores a acreditarem no potencial dos alunos e, também, valorizar a arte produzida nas escolas públicas localizadas nas periferias de São Paulo. A meta do Professor Daniel Carvalho, com a publicação das duas obras literárias no gênero poema, é fundar uma Academia Estudantil de Letras na unidade educacional.
O projeto “A Arte como prática social” é voltado à escrita literária e a apresentações musicais, por meio de eventos como saraus, jornadas estudantis e ações nas redes sociais. “O objetivo é fazer com que o educando, valendo-se de suas produções artísticas, participe de forma mais efetiva da sociedade na qual está inserido, seja criando formas de expressão cultural ou intervindo socialmente, ou seja, que ele aprenda a usar de sua arte para apreensão e mudança de sua própria realidade”, ressalta Daniel Carvalho.
Ainda segundo Daniel, o projeto neste ano conta com a participação de ex-alunos, com a finalidade de orientar os mais novos no momento da escolha de um poema cujo teor tenha relação com o tema debatido em aula. “Geralmente, os autores escolhidos pelos alunos são Carlos Drummond, Brecht, Manoel Bandeira, Dostoiévski e Manoel de Barros”, conta o professor.
As aulas ocorrem no contraturno, às quartas-feiras, de forma livre, dialógica e informal.
Assista ao vídeo sobre o projeto clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Estão abertas as inscrições para o Recreio nas Férias com programação para bebês e crianças de até 14 anos
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Futuros professores do Curso Normal Nível Médio participam de mediação cultural para crianças do Ensino Fundamental
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação amplia em mais de 600% profissionais de apoio na educação especial da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Comissão Antirracista fortalece a inclusão na EMEBS Hellen Keller
Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Desembargador Arthur Whitaker desenvolve projeto de Educação Financeira “Meu Barril de Moedas”
Secretaria Municipal de Educação
SME promove encontro formativo para Coordenadores Pedagógicos Ingressantes na Rede Municipal
Relacionadas
Tributo ao rapper Sabotage no CEU Pêra Marmelo
Publicado em: 15/03/2016 3h37 - em CEU e COCEU
DRE Penha
Publicado em: 15/03/2016 10h14 - em Diretoria Regional de Educação Penha
DRE Pirituba
Publicado em: 15/03/2016 10h11 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba
DRE Itaquera
Publicado em: 15/03/2016 10h07 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
DRE São Mateus
Publicado em: 15/03/2016 10h03 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus