Notícias
A Arte como Prática Social
Alunos e professor da zona leste publicarão segundo volume de livro de poesias
Publicado em: 08/08/2017 15h46 | Atualizado em: 30/11/2020Com o sucesso do livro Entre versos controversos, publicação lançada na Bienal do livro de 2014 e que reúne as experiências do projeto e as produções dos alunos do ciclo autoral, os estudantes e o professor Daniel Carvalho de Almeida, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, região leste da cidade, já estão produzindo o volume II do livro Entre versos controversos, que será publicado neste ano de 2015.
No primeiro semestre deste ano, professor e alunos fizeram um curta-metragem sobre o projeto “A arte como prática social”, que é a continuidade do projeto do ano passado e tema do próximo livro, explicando-o e mostrando a relação da arte com a intervenção social, a fim de contribuir com a concepção do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA).
Segundo Daniel, a intenção do vídeo é incentivar os demais professores a acreditarem no potencial dos alunos e, também, valorizar a arte produzida nas escolas públicas localizadas nas periferias de São Paulo. A meta do Professor Daniel Carvalho, com a publicação das duas obras literárias no gênero poema, é fundar uma Academia Estudantil de Letras na unidade educacional.
O projeto “A Arte como prática social” é voltado à escrita literária e a apresentações musicais, por meio de eventos como saraus, jornadas estudantis e ações nas redes sociais. “O objetivo é fazer com que o educando, valendo-se de suas produções artísticas, participe de forma mais efetiva da sociedade na qual está inserido, seja criando formas de expressão cultural ou intervindo socialmente, ou seja, que ele aprenda a usar de sua arte para apreensão e mudança de sua própria realidade”, ressalta Daniel Carvalho.
Ainda segundo Daniel, o projeto neste ano conta com a participação de ex-alunos, com a finalidade de orientar os mais novos no momento da escolha de um poema cujo teor tenha relação com o tema debatido em aula. “Geralmente, os autores escolhidos pelos alunos são Carlos Drummond, Brecht, Manoel Bandeira, Dostoiévski e Manoel de Barros”, conta o professor.
As aulas ocorrem no contraturno, às quartas-feiras, de forma livre, dialógica e informal.
Assista ao vídeo sobre o projeto clicando aqui.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
DRE Campo Limpo realiza 4° Encontro dos Grêmios Estudantis
Secretaria Municipal de Educação
Grêmios Estudantis organizam encontros na capital paulista
Secretaria Municipal de Educação
Alimentação escolar de São Paulo deve alcançar mais de 430 mil quilos de arroz orgânico da agricultura familiar
Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital paulista recebem programação para todas as idades no Agosto Indígena
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa recebe formação que alia literatura, diversidade étnico-racial e práticas pedagógicas inclusivas
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais podem se inscrever para a Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira
Relacionadas

Políticas Públicas de Inclusão no Cenário Nacional
Publicado em: 23/03/2017 12h42 - em Ensino Superior

Elba Ramalho se apresenta em CEUs de São Paulo
Publicado em: 23/03/2017 12h11 - em CEU e COCEU

Thereza Dalme e Banda nos CEUs Parelheiros e Vila Rubi
Publicado em: 23/03/2017 12h11 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Show da cantora Luiza Possi agita o público no CEU Jaçanã
Publicado em: 23/03/2017 12h10 - em CEU e COCEU

Supervisores ingressantes participam de formação sobre Gestão Pedagógica
Publicado em: 23/03/2017 9h48 - em Secretaria Municipal de Educação