Notícias

7 de janeiro – Dia do Leitor

Conheça iniciativas da SME para incentivar a leitura e confira sites que oferecem acesso gratuito a obras literárias.

Publicado em: 07/01/2019 18h04 | Atualizado em: 30/11/2020

dia do leitor_740x430.jpg

Comemora-se anualmente no Brasil, no dia 7 de janeiro, o Dia do Leitor, uma homenagem à fundação do jornal cearense “O Povo”, criado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista Demócrito Rocha.

De acordo com pesquisa realizada em março de 2016 pelo Instituto Pró-Livro, no Brasil, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Isso indica que o brasileiro lê apenas 4,96 livros por ano. Desses, 0,94 são indicados pela escola e 2,88 lidos por vontade própria. Do total de livros lidos, 2,43 foram terminados e 2,53 lidos em partes.

Para criar e estimular o hábito da leitura, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino, desenvolve uma série de ações visando o incentivo à leitura. Entre elas estão:

Programa Minha Biblioteca – Tem por objetivo promover o acesso e fomentar o hábito da leitura dos estudantes da rede municipal por meio da entrega de livros infantis e infanto-juvenis. Para cada um dos três ciclos do ensino fundamental – Alfabetização (1º ao 3º), Interdisciplinar (4º ao 6º) e Autoral (7º ao 9º) –, foram selecionados 70 títulos. Cada criança recebe dois livros e pode trocá-los com os colegas ao longo do ano letivo.

Academia Estudantil de Letras (AEL) – Idealizada para o público estudantil, desenvolve uma dinâmica dentro do projeto onde os próprios estudantes escolhem um autor da literatura para representar na Academia, fazem pesquisas e realizam seminários sobre os seus amigos literários, compartilham o conhecimento, passam a perceber o ponto de vista do outro e desenvolvem a autonomia. Para visualizar uma animação sobre a AEL, clique neste link.

Programa Sala e Espaço de Leitura – Atualmente, o Programa Sala e Espaço de Leitura integra a grade curricular das EMEF, EMEFM e EMEB da cidade de São Paulo, com uma aula semanal, além de projetos realizados na extensão de jornada dos educandos e educandas.

Além de disponibilizar obras literárias para toda comunidade escolar, as práticas pedagógicas dos Professores Orientadores da Sala de Leitura (POSL) nas Salas de Leitura favorecem a apropriação da cultura da leitura pelos estudantes.

Consulte o Decreto nº 49.731/2008, a Portaria nº 7.655/15 e o livro 45 Anos: Sala e Espaço de Leitura para saber mais sobre as Salas e Espaços de Leitura e o trabalho desenvolvido pelos POSLs.

Conheça também:

Acesso gratuito a obras literárias pela internet

Confira alguns sites na internet que oferecem acesso gratuito para leitura e download de obras literárias, artísticas e científicas nacionais e estrangeiras:

Domínio Público

Lançado em 2004, o portal oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação autorizada.

Biblioteca Brasiliana

O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza milhares de obras de muitos autores brasileiros e livros raros. Também é possível encontrar documentos históricos, manuscritos e imagens e baixar tudo em pdf.

Machado de Assis

Criado pelo MEC, disponibiliza a obra completa do escritor em pdf ou html para leitura online. São romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.

Projeto Gutenberg

O site em inglês tem dezenas de milhares de livros digitais em inglês que podem ser baixados e lidos em vários formatos e para plataformas como Kindle. Entre os mais baixados estão Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, Drácula, de Bram Stoker e Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens.

Biblioteca Nacional de Portugal

O portal português tem várias obras disponíveis, como os livros de Eça de Queirós, Fernando Pessoa e Luís de Camões. Destaque também para a área dedicada ao escritor José Saramago, com manuscritos do autor.

Dez obras literárias em versão audiovisual acessívelAs obras fazem parte do Projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) do Ministério da Cultura (MinC). O material foi produzido pela Mais Diferenças, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atua com educação e culturas inclusivas.

.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.488