Notícias

6ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura na EMEF Vargem Grande II

Recitação de poemas, dicas literárias e rodas de leitura foram algumas das atividades desenvolvidas

Publicado em: 08/08/2017 15h17 | Atualizado em: 30/11/2020
EMEF Vargem Grande II.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande II, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, promoveu atividades especiais nos dias 17, 18 e 19 de abril. As iniciativas foram desenvolvidas pelos professores da Unidade Educacional e fizeram parte da 6ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura.

No 2º ano B e no 3º Ano D, por exemplo, as Professoras Sidnéia Aparecida de Souza e Rosemeire Silva prepararam a ação “Leitura Compartilhada” para apresentar aos alunos dos 1º anos. Cada estudante precisava escolher um livro, ir até uma turma e apresentar a obra para os colegas. Além de ler o livro, a criança abordava quem era o autor, o ilustrador e a editora responsáveis pela publicação.

Já os estudantes do 2º Ano H, da Professora Sônia Regina Leite, promoveram o “Surpresinha Literária”. A atividade tinha como objetivo recitar poemas e dar dicas de livros disponíveis na sala de leitura da escola para estudantes, professores e funcionários da EMEF. “Os alunos foram os protagonistas. Participaram de todo o processo, escolhendo o tema e texto que seriam lidos”, completa Sônia.

As ações “Surpresinha Literária” e “Leitura Compartilhada” fazem parte do projeto “Todos Lendo”, desenvolvido pela professora Sônia desde 2015. Outro projeto promovido na EMEF Vargem Grande II é o “Leitorzinhos”, da Professora Renata. Esta iniciativa também realizou ações na Unidade Escolar durante a 6ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura como, por exemplo, rodas e mediações de leituras com os alunos dos 1º anos.

Segundo Deusdete Cássio de Jesus, Professor Orientador de Sala de Leitura (POSL), a possibilidade de formar uma escola de leitores é o que move os educadores da unidade a utilizar a literatura com os pequenos e conduzi-los ao contato com diferentes obras. “Um livro bem escrito ou uma história bem contada assume seu papel de formar cidadãos, espíritos livres e mentes poderosas, transformadores de si e da realidade”, ressalta o educador.

Veja a galeria de imagens das atividades na EMEF Vargem Grande II.

Saiba mais sobre a 6ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ensino Médio Foto

Ensino Médio na Rede Municipal de São Paulo está com inscrições abertas

Publicado em: 12/08/2022 5h47 - em Secretaria Municipal de Educação

fotografia de professora com crianças de educação Infantil
Ilustração com retrato de Marina Colasant

Marina Colasanti será homenageada pela Academia Estudantil de Letras

Publicado em: 12/08/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner de divulgação do V Seminário Agosto Indígena - 2022 - Indígenas na cidade, São Paulo Terra Indígena. Fotografia estilizada de crianças indígenas brincando em uma árvore. Ao fundo, imagem estilizada de pontos turísticos da cidade de São Paulo.

SME promove seminário ‘Agosto Indígena’ no Theatro Municipal de SP nesta segunda (15)

Publicado em: 11/08/2022 4h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro estudantes estão sentadas em suas carteiras, há um livro na frente deles. Uma menina aparece à frente da fotografia, os outros estão desfocados mais ao fundo.

Dia do Estudante: Veja sete curiosidades da Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 11/08/2022 1h23 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.262