Notícias

6ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura na EMEF Vargem Grande II

Recitação de poemas, dicas literárias e rodas de leitura foram algumas das atividades desenvolvidas

Publicado em: 08/08/2017 15h17 | Atualizado em: 30/11/2020
EMEF Vargem Grande II.jpg

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Vargem Grande II, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, promoveu atividades especiais nos dias 17, 18 e 19 de abril. As iniciativas foram desenvolvidas pelos professores da Unidade Educacional e fizeram parte da 6ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura.

No 2º ano B e no 3º Ano D, por exemplo, as Professoras Sidnéia Aparecida de Souza e Rosemeire Silva prepararam a ação “Leitura Compartilhada” para apresentar aos alunos dos 1º anos. Cada estudante precisava escolher um livro, ir até uma turma e apresentar a obra para os colegas. Além de ler o livro, a criança abordava quem era o autor, o ilustrador e a editora responsáveis pela publicação.

Já os estudantes do 2º Ano H, da Professora Sônia Regina Leite, promoveram o “Surpresinha Literária”. A atividade tinha como objetivo recitar poemas e dar dicas de livros disponíveis na sala de leitura da escola para estudantes, professores e funcionários da EMEF. “Os alunos foram os protagonistas. Participaram de todo o processo, escolhendo o tema e texto que seriam lidos”, completa Sônia.

As ações “Surpresinha Literária” e “Leitura Compartilhada” fazem parte do projeto “Todos Lendo”, desenvolvido pela professora Sônia desde 2015. Outro projeto promovido na EMEF Vargem Grande II é o “Leitorzinhos”, da Professora Renata. Esta iniciativa também realizou ações na Unidade Escolar durante a 6ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura como, por exemplo, rodas e mediações de leituras com os alunos dos 1º anos.

Segundo Deusdete Cássio de Jesus, Professor Orientador de Sala de Leitura (POSL), a possibilidade de formar uma escola de leitores é o que move os educadores da unidade a utilizar a literatura com os pequenos e conduzi-los ao contato com diferentes obras. “Um livro bem escrito ou uma história bem contada assume seu papel de formar cidadãos, espíritos livres e mentes poderosas, transformadores de si e da realidade”, ressalta o educador.

Veja a galeria de imagens das atividades na EMEF Vargem Grande II.

Saiba mais sobre a 6ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

1 2 3 1.200