Notícias

50 anos da EMEF Heitor de Andrade

Comemorações incluem desfile e homenagens ao comunicador ítalo-brasileiro

Publicado em: 31/08/2017 16h52 | Atualizado em: 30/11/2020

heitor_andrade_740_x_430.jpg

No sábado, 23 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Heitor de Andrade, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, fará um evento especial para a comunidade em comemoração aos seus 50 anos de existência. Na ocasião, estudantes de todas as turmas serão os protagonistas de um desfile que percorrerá a região de Veleiros, zona sul. Cada grupo contará um trecho da história do Brasil com danças e músicas marcantes de cada época. Um dos pontos principais que serão abordados no desfile é a história de Veleiros, bairro que recebeu este nome por estar localizado numa região elevada e que propiciava a visão dos veleiros que passeavam pela represa Guarapiranga.

Outras atividades também estão programadas para o aniversário da EMEF. Na quinta, 31 de agosto, será realizado o projeto “Cápsula do Tempo” com as turmas do 1º ano. Os estudantes enterrarão, no pátio da escola, um autorretrato, informações como nome, altura, cor de cabelo, digitais e peso, além de um desenho da família. O material será desenterrado em 2025, quando os alunos estiverem no final do ensino fundamental. Na sexta, 1º de setembro, aniversário da EMEF, haverá um evento na escola para homenagear pessoas que contribuíram com a instituição, funcionários e ex-estudantes.

Histórico – No início, em 1963, a unidade chamava-se Escolas Agrupadas Jardim Santa Helena. Em 1967, a escola passa a homenagear Heitor de Andrade, passando a se chamar Escolas Agrupadas Heitor de Andrade, mais tarde denominada Escola Municipal Heitor de Andrade.

A inauguração foi repleta de homenagens a Heitor. A ex-atriz Zilda de Lemos Fecarotta, 92 anos, foi esposa de Heitor de Andrade e conta que ficou emocionada no momento em que cortou a fita. “Não há falas exatas para expressar a emoção daquele dia. Mas afirmo que foi uma maravilha. Estava com os meus três filhos. Todos nós choramos muito com tudo o que vimos”, conta Zilda.

A pedagoga Niria Marco fez parte da primeira turma que pisou na escola e se diverte lembrando-se dos professores, da diretora e dos colegas. “São tantas lembranças. Lembranças ótimas da diretora e das amigas. A diretora era brava, mas era um amor de pessoa. Os professores? Eles eram incríveis, todos dispostos e preparados”, relata Niria. Ela recorda que o bairro de Veleiros, onde se localiza a EMEF, estava em formação. “Todos se conheciam e buscavam melhorar a região para os estudantes. A rua era de terra e adorávamos a região”, completa a pedagoga.

Sobre Heitor de Andrade – Antonino Ettore Clemente Fecarotta nasceu em Palermo, Sicília, no dia 10 de junho de 1922. Veio para o Brasil em 1924 com a sua família. Foi aprovado em Química e graduou-se na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Neste mesmo período, conheceu Maurício Barroso, que trabalhava na Rádio Tupi Difusora, e foi convidado para fazer um teste. Foi aprovado, entretanto, seu nome longo e complicado de se pronunciar fez com que o diretor sugerisse o nome artístico “Heitor de Andrade”, o que ele acatou.

Em 1950, Assis Chateaubriand trouxe a TV para o Brasil e Heitor de Andrade esteve entre os pioneiros. Na TV Tupi, a partir de 1953, atuou e produziu programas como “O Céu é o limite”, “Aponte o culpado”, “Sabatinas Maisena”, “Música, sempre música”, “Números Milionários” e “Melhores da Semana”.

Heitor de Andrade faleceu em São Paulo, em 18 de junho de 1966, com apenas 44 anos de idade, em decorrência de aneurisma cerebral.

Serviço

Desfile de estudantes da EMEF Heitor de Andrade
Data: sábado, 23 de setembro
Horário: 10h
Local: EMEF Heitor de Andrade – Rua Deputado Adib Chammas, 140 – Veleiros

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Whatsapp Image 2022 08 17 At 10.08.12

Cursos de idiomas nos CELPs começaram nesta terça-feira

Publicado em: 17/08/2022 4h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Reajuste (6)
Curso Língua portuguesa para migrantes 100% gratuito

Inscrições abertas para Curso de Língua Portuguesa para migrantes

Publicado em: 17/08/2022 2h40 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem mostra uma caixa de papelão com várias divisórias formando quadrados menores. Dentro deles mini móveis e pessoas feitas de animação.

SME oferece 500 vagas para curso de Curta e Animação em Formato Filme de Minuto

Publicado em: 17/08/2022 11h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Logomarca da Olimpiadas Site

Olimpíadas Estudantis e InterCEUs estão com inscrições abertas

Publicado em: 16/08/2022 3h07 - em CEU e COCEU

1 2 3 1.263