Notícias

5º Encontro do GT Mediação de Conflito na DRE Santo Amaro

Debates sobre “cyberbullying” e sobre temas relativos ao material “Respeitar é Preciso”

Publicado em: 14/08/2017 13h42 | Atualizado em: 30/11/2020

5o_Encontro_GT_Mediacao_Conflito_DRE_Santo_Amaro_740_x_430.jpg

No dia 27 de julho, no auditório da Diretoria Regional de Educação (DRE) Santo Amaro, foi realizado o 5° Encontro de 2017 do Grupo de Trabalho (DT) Mediação de Conflito, com a presença das equipes gestoras e professores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Centros de Educação Infantil (CEIs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA), Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) e Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio (EMEFM).

A Sra. Silvia Vicentini, Psicopedagoga do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA) fez a abertura do evento e agradeceu o empenho e a participação das equipes gestoras. Após a abertura, a Psicóloga do NAAPA, Beatriz Orosco, realizou a sensibilização com os gestores sobre o vídeo “Cyberbullying” , que mostra uma realidade que acomete cada vez mais crianças e jovens e ressalta a importância da escuta e acolhimento deles pelas escolas.

A Psiquiatra e Psicoterapeuta Dra. Sara Mota Bottino, da UNIFESP, trouxe uma reflexão sobre esse mesmo tema, abordando as práticas que têm sido debatidas pela sociedade na procura de soluções para lidar com os conteúdos emocionais dos adolescentes envolvidos no Cyberbullying.

Em outro momento, foi abordado por Debora Lieber de Paula, da Divisão Pedagógica (DIPED) e por Mariângela Alves Feitosa, do NAAPA , a continuidade do material “Respeitar é Preciso”. A idéia foi de resgatar situações em que alguém tivesse sido desrespeitado, perceber quais sentimentos surgiram nessas situações, como se sentiu, como reagiu. O grupo compartilhou questões, considerando “o que leva uma pessoa a desrespeitar a outra?” “O que leva uma pessoa a respeitar a outra?”.

Toda a atividade foi compartilhada com o grupo e documentada, como uma forma de acompanhar o processo dos participantes do GT Mediação de Conflito.

Clique aqui e veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.456