Notícias

4º encontro com equipes de Educação Especial

Evento abordou o uso das línguas na/para a comunidade surda

Publicado em: 25/09/2017 14h35 | Atualizado em: 30/11/2020

4encontro_equipes_Educa_Especial_740_x_430.jpg

O 4º encontro com as equipes de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (SME) aconteceu na última terça-feira, 19 de setembro, no Auditório da SME, e contou com a presença das equipes dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs) de todas as regionais e dos supervisores escolares que atuam junto aos CEFAIs.

No encontro, Mônica Conforto Gargalaka, integrante da equipe da Divisão de Educação Especial (DIEE) da Coordenadoria Pedagógica (COPED) da SME, afirmou que a equipe de Educação Especial realiza a qualificação constante de seu trabalho. “A SME se preocupa em oferecer o melhor atendimento para o público da Educação Especial, seja em escolas bilíngues, escolas polos, que possuem Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (SAAIs), ou em escolas regulares”, disse Mônica.

No período da manhã, a deficiência abordada foi a surdez. Os palestrantes convidados, Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa e Prof. Ms. Sylvia Lia Neves, ministraram sobre “Aquisição de língua em ambiente bilíngue: impactos linguísticos, educacionais e sociais”.

A professora Sylvia é surda e abordou experiências de sua infância, em escolas onde o uso da língua de sinais era proibido, e como isso gerou grande frustração e sofrimento, uma vez que os sinais lhe são a forma natural de comunicação. O professor Felipe, doutor em linguística, falou que o desenvolvimento cognitivo acontece quando há estimulação. “Quando se pensa em aquisição de língua, se pensa em exposição. Para uma criança adquirir uma língua ela tem que ser exposta a ela”, observou Felipe. Ainda segundo Felipe, é importante que a exposição aconteça em tempo adequado. “Quanto mais cedo, melhor, uma vez que as crianças ouvintes já recebem os estímulos de sons mesmo antes do nascimento”, completou o professor.

À tarde, em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), Alan Souza de Nascimento, 20 anos, tocando sanfona e Guilherme Peres, 18 anos, tocando cajon, fizeram uma apresentação cultural. Eles são da Associação Brasileira de Síndrome de Williams-Beuren. A geneticista Dra. Lilian Maria José Albano ressaltou a importância do uso da música no aprendizado, pois ela, por ser uma atividade complexa, solicita muito das atividades cerebrais.

Antes do encerramento com os informes gerais, Carla Mauch e Thais Pereira Martins, do Projeto Brincar, da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) “Mais Diferenças”, parceira da SME na qualificação dos profissionais, fez a caracterização e levantamento da realidade da educação especial no município por meio de diálogo com os presentes. Para Carla, “crianças precisam brincar, independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais ou sociais, pois isso é algo essencial para suas vidas”.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Banner Flisampa Ceus

FLI Sampa segue com programação de incentivo à leitura em 13 CEUs durante mês de agosto

Publicado em: 07/08/2023 5h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Jovens sentados no chão apreciando uma pintura da exposição

SME oferece curso de italiano para professores

Publicado em: 07/08/2023 4h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças e adultos estão um atrás do outro segurando uma fita colorida em volta de um muro.

EMEI Monteiro Lobato celebra “Sábado em Família” com grande “abraço” na unidade

Publicado em: 07/08/2023 2h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra uma jovem segurando uma tocha olímpica. Ela está com os cabelos soltos, sorri e usa camiseta vermelha.

Cerimônia de abertura das XV Olimpíadas Estudantis e XII InterCEUs será nesta sexta-feira

Publicado em: 04/08/2023 12h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma mãe amamentando sua bebê. Ela esta sentada em uma poltrona e ao seu lado está o seu companheiro que também olha para a bebê.
1 126 127 128 129 130 1.492