Notícias

30 CEUS recebem Festa Literária entre os meses de agosto e outubro

Primeira edição da FLICEUs tem como tema o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Publicado em: 08/08/2022 11h42 | Atualizado em: 08/08/2022
banner com logomarca da FLICEUs Festa Literária dos CEUs

Entre os meses de agosto e outubro, será promovida na cidade de São Paulo as FLICEUs  – as Festas Literárias dos CEUs, nos Centros Educacionais Unificados da capital. Em sua primeira edição, o tema central é o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e contará com atividades culturais que dialogam com obras literárias. A programação começa nesta terça-feira (9), no CEU Jambeiro, em Guaianases, zona leste. 

O primeiro dia contará com diversas participações. Na parte da manhã os estudantes de Academias Estudantis de Letras (AELs) e do Projeto Guri farão apresentações literárias e musicais. O ator Pascoal da Conceição, nacionalmente conhecido por interpretar o escritor Mário de Andrade na televisão e no teatro apresentará a peça “Mário de Andrade Desce aos infernos”. A tarde, haverá oficina de caligrafia com José Ricardo Sukadolnik, show de samba com Jéssica Américo, roda de conversa com o escritor Ulisses Vakirtzis e oficina de Street Dance, com Kaique Coutinho. 

Confira a programação completa de abertura, no dia 9 de agosto, no CEU Jambeiro. 

A programação da FLICEU será desenvolvida em 30 unidades dos CEUs espalhadas por toda a cidade. Entre outras atividades, haverá saraus, contação de histórias, rodas de conversa, batalhas de SLAM, oficinas, palestras, debates, shows, atividades mediação de leitura, além de apresentação dos Estudantes das Academias Estudantis de Letras e dos polos das Universidades dos CEUS (UNICEU). 

A proposta é que, a partir das diversas expressões artísticas e culturais, a população dos territórios dos CEUs tenha acesso a atividades que extrapolam a expressão escrita e os gêneros textuais e se desdobram em outras linguagens. A ideia é ampliar o repertório cultural e estimular a curiosidade pela leitura e pela escrita, o desejo de conhecer personagens e personalidades do universo literário. 

 A FLICEU é organizada pela Divisão de Cultura (DIAC) da Coordenadoria do CEUS (COCEU), conjuntamente com as Diretorias Regionais de Educação, as 58 unidades dos CEUs e suas bibliotecas. 

Confira alguns destaques da programação da FLICEUs 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia mostra a visão aérea do CEMEI Professor Dalmo De Abreu Dallari.
Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

1 2 3 1.427