Notícias

30 CEUS recebem Festa Literária entre os meses de agosto e outubro

Primeira edição da FLICEUs tem como tema o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Publicado em: 08/08/2022 11h42 | Atualizado em: 08/08/2022
banner com logomarca da FLICEUs Festa Literária dos CEUs

Entre os meses de agosto e outubro, será promovida na cidade de São Paulo as FLICEUs  – as Festas Literárias dos CEUs, nos Centros Educacionais Unificados da capital. Em sua primeira edição, o tema central é o Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e contará com atividades culturais que dialogam com obras literárias. A programação começa nesta terça-feira (9), no CEU Jambeiro, em Guaianases, zona leste. 

O primeiro dia contará com diversas participações. Na parte da manhã os estudantes de Academias Estudantis de Letras (AELs) e do Projeto Guri farão apresentações literárias e musicais. O ator Pascoal da Conceição, nacionalmente conhecido por interpretar o escritor Mário de Andrade na televisão e no teatro apresentará a peça “Mário de Andrade Desce aos infernos”. A tarde, haverá oficina de caligrafia com José Ricardo Sukadolnik, show de samba com Jéssica Américo, roda de conversa com o escritor Ulisses Vakirtzis e oficina de Street Dance, com Kaique Coutinho. 

Confira a programação completa de abertura, no dia 9 de agosto, no CEU Jambeiro. 

A programação da FLICEU será desenvolvida em 30 unidades dos CEUs espalhadas por toda a cidade. Entre outras atividades, haverá saraus, contação de histórias, rodas de conversa, batalhas de SLAM, oficinas, palestras, debates, shows, atividades mediação de leitura, além de apresentação dos Estudantes das Academias Estudantis de Letras e dos polos das Universidades dos CEUS (UNICEU). 

A proposta é que, a partir das diversas expressões artísticas e culturais, a população dos territórios dos CEUs tenha acesso a atividades que extrapolam a expressão escrita e os gêneros textuais e se desdobram em outras linguagens. A ideia é ampliar o repertório cultural e estimular a curiosidade pela leitura e pela escrita, o desejo de conhecer personagens e personalidades do universo literário. 

 A FLICEU é organizada pela Divisão de Cultura (DIAC) da Coordenadoria do CEUS (COCEU), conjuntamente com as Diretorias Regionais de Educação, as 58 unidades dos CEUs e suas bibliotecas. 

Confira alguns destaques da programação da FLICEUs 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Projeto Roleagroecólogico Mobilizou Estudantes E Professores Em Vivências Em Hortas E Unidades Produtivas

Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico  

Publicado em: 05/08/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra uma fanfarra com uniforme azul e branco e instrumentos de sopro. Ilustra a notícia sobre recursos financeiros para contratação de instrutor de música.
Olímpiadas Estudantis E Interceus Mobilizam Milhares De Estudantes Em 12 Modalidades Esportivas
Fotografia mostra grupo de profissionais em reunião sobre Planejamento Estratégico..

SME dá largada na maratona de diagnóstico sobre Planejamento Estratégico na Rede Municipal

Publicado em: 04/08/2025 4h51 - em Secretaria Municipal de Educação

Emef Profº Valentin Carra (2)

Dia da Família na EMEF Professor Valentim Carra celebra a diversidade cultural com alegria

Publicado em: 04/08/2025 4h14 - em Diretoria Regional de Educação São Mateus

«1 2 3 1.551