Notícias

3° Festival de Poesias da DRE Campo Limpo e Cooperifa

Evento homenageou obras de três funcionários e três alunos da DRE Campo Limpo

Publicado em: 01/11/2016 16h51 | Atualizado em: 30/11/2020

3_festival_poesias_DRE_campo_limpo_cooperifa_740_x_430.jpg

A 3ª edição do Festival de Poesias DRE-CL/Cooperifa chegou ao fim. A ação da Diretoria Regional de Educação (DRE) Campo Limpo, em conjunto com o coletivo artístico Cooperifa, após o período de inscrição e análise das poesias, selecionou as seis melhores obras, que foram homenageadas no encerramento da 9ª Mostra Cultural da Cooperifa, no dia 23 de outubro.

Na edição deste ano, que teve início no dia 12 de setembro, quando as inscrições foram abertas e tanto alunos, quanto os funcionários das unidades pertencentes à DRE Campo Limpo puderam enviar suas poesias, recebeu mais de 50 excertos para avalição, segundo a Diretoria Pedagógica (DIPED) da DRE Campo Limpo, que teve educadores integrando a comissão avaliadora do festival, juntamente com artistas da Cooperifa.

Seguindo os critérios de originalidade, criatividade, articulação e representatividade da cultura regional, a comissão procurou homenagear seis poesias, sendo três de alunos e três de funcionários da DRE Campo Limpo. Marilu Santos Cardoso, Diretora do DIPED da DRE Campo Limpo, uma das integrantes da comissão, conta que o objetivo foi homenagear as poesias que demonstraram a qualidade das produções literárias da região.

Marilu ainda fala que a sequência do trabalho, que já foi desenvolvido em outras duas oportunidades, não é só importante para estimular a literatura na zona sul de São Paulo. “É importante para que os alunos possam se ver capazes de escrever poesias e que os professores e funcionários se vejam como poetas”, afirma a Diretora.

Ao fim de algumas semanas de avaliação, a banca selecionou os seguintes poemas para homenagem: “Louco”, de Luci Teixeira da Silva Molina; “Brincadeira de Roda”, de Sílvio Benedito; “Periferia e Poesia”, de Elaine Silva Lacerda de Miranda; “Mil Reações”, de Jean Petherson de Souza (EMEF Carolina Rennó); “Sequência”, de Giovanna Almeida (EMEF Carolina Rennó); e “Diversificando olhares”, de Geraldo Apolonio (MOVA A. Santa Cecília).

A parabenização aos autores ocorreu no encerramento da 9ª Mostra Cultural da Cooperifa, realizada no dia 23 de outubro, na Praça João Tadeu Priolli, ou Praça do Campo Limpo.

Todas essas obras podem ser conferidas aqui.

Veja a galeria de fotos aqui.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de estudantes da Imprensa Jovem realizando uma entrevista ao ar livre. Em primeiro plano, uma estudante segura um microfone próximo a outra estudante, que está de costas. Ao fundo, outro estudante registra a atividade com uma câmera fotográfica. Os jovens usam coletes laranja e azul, identificados como integrantes da Imprensa Jovem.

Imprensa Jovem faz cobertura da Bienal do Livro 

Publicado em: 04/09/2026 6h06 - em Educomunicação

Encontro Entrenós

Programa EntreNós reúne diretores para discutir clima e convivência escolar 

Publicado em: 04/09/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Profissionais da Rede Municipal podem participar da construção da Política de Formação

Publicado em: 04/09/2026 1h37 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mulher negra, de cabelos longos e pretos, usando um vestido vermelho e sorrindo enquanto segura, com as duas mãos, a honraria recebida pelo Prêmio Intelectualidade Amefricana. Ao fundo, aparecem bandeiras de diferentes países e uma bandeira azul.

Pesquisa rende Prêmio Intelectualidade Amefricana a diretora da Rede Municipal 

Publicado em: 04/09/2026 12h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um auditório repleto de pessoas assistindo a uma palestra com 4 pessoas no palco e um telõa com 3 fotografias de pessoas do lado esquerdo.

SME realiza Jornada de Educação Bilíngue de Surdos

Publicado em: 04/09/2026 12h21 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.696