Notícias

2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem: Ação promovendo a Reflexão

Estudantes e educadores compartilham ações desenvolvidas nas escolas com o uso de tecnologias para a aprendizagem

Publicado em: 30/11/2018 15h49 | Atualizado em: 30/11/2020

sem_tecnologias_740x430.jpg

Nos dias 27 e 28 de novembro, aconteceu no Palácio de Convenções do Anhembi o “2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem: Ação promovendo a Reflexão”.

A ação formativa promovida pela equipe de Tecnologias para Aprendizagem do Núcleo Técnico de Currículo da Secretaria Municipal de Educação (SME) teve o objetivo de proporcionar vivências e experimentações aos estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino, potencializando o uso das tecnologias para aprendizagem de forma inovadora e ressignificando ações e conteúdos, práticas e espaços nas unidades escolares a partir do Currículo de Tecnologias para Aprendizagem.

Participaram do evento cerca de 2 mil pessoas entre Professores, Coordenadores Pedagógicos e visitantes, além de 1 mil estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

A cerimônia de abertura do evento aconteceu no dia 27, no período da manhã, no auditório Elis Regina, e contou com a presença do Secretário Adjunto Municipal de Educação, Daniel de Bonis, do Diretor do Núcleo Técnico de Currículo (NTC), Wagner Palanch, e da representante da equipe de Tecnologias para Aprendizagem, Regina Gavassa.

Regina Gavassa deu boas-vindas ao público e comentou sobre a realização da 2ª Mostra e Seminário. Esse evento começou quando a gente buscou entender o que a rede era capaz de fazer em termos de uso da tecnologia. Fizemos um chamamento para compreender esse movimento, visando atender com ainda mais qualidade, nas formações, estudantes e educadores da Rede Municipal de Educação (RME)”, observou Regina.

Wagner Palanch ressaltou a participação dos estudantes no processo de construção do currículo. “O que está acontecendo hoje, aqui no Anhembi, é o currículo na prática. O compartilhamento e a colaboração são pilares do currículo, e isso a gente percebe claramente nessa mostra”, revelou Wagner.

O Secretário Adjunto, Daniel de Bonis, falou sobre os trabalhos desenvolvidos pelos Professores Orientadores de Informática Educativa na RME. “Como agente administrador público, é um privilégio poder trabalhar numa rede como essa, podendo conhecer o trabalho que os POIEs desenvolvem nas escolas, um trabalho que é orgulho e exemplo para o Brasil. Queremos divulgar cada vez mais os trabalhos inovadores e interessantes que têm surgido dentro das escolas, e nós podemos ajudar oferecendo meios e instrumentos para que esses trabalhos ocorram da melhor forma possível”, ressalta Daniel.

Em seguida, os estudantes e educadores puderam assistir à palestra sobre o “Movimento Maker e a Educação, Narrativas Digitais, Games e Educação”, oferecida pelos Professores José Armando Valente, Elisabeth B. de Almeida e Thiago Eugênio.

Em outros locais, no período da manhã e da tarde, os Professores da RME realizaram oficinas sobre os temas:

VSDC para iniciantes (Editor de Vídeo) – Gabriela e Debora;

Scratch (linguagem de programação em blocos) – Cristiane e Juliano;

Robótica – José e Mauricio;

Narrativas Digitais com Sway – Cristina, Ricardo e Leandro;

Computação Desplugada – Paulo Ferrara.

Na parte da tarde aconteceram duas palestras: “Ética e Segurança na internet”, realizada pela representante do Nic.br, Keli Angelini, e “Movimento Maker”, com Nathan Tafla Rabinovitch.

No segundo dia, duas palestras aconteceram no período da manhã: “Iniciação Científica e Tecnológica Criativa”, com Valkiria Venâncio, e “Ética e Segurança na Internet”, com a representante do NIC.br, Keli Angelini.

Assim como no primeiro dia, foram oferecidas oficinas temáticas nos dois períodos para os educadores da RME:

VSDC para iniciantes (Editor de Vídeo) – Tereza e Marcela;

Scratch (linguagem de programação em blocos) – Sandro Gregolli e Ulisses;

Robótica – Maria Claudia e Barbara;

App Inventor – Rogério Leitão;

ODS – Maria Redher;

Tecnologia Assistiva – Deise/Paula

Protagonismo estudantil – Durante os dois dias, cerca de 600 estudantes e 120 Professores da rede participaram da JAM de Robótica, uma maratona que promoveu o uso de estruturas robóticas a partir de um desafio comum a todos, e o Hackaton, uma maratona de programação para estudantes do ensino médio. Os estudantes foram convidados para um desafio envolvendo o uso dos kits de robótica e a prototipação de uma solução inovadora para problemas reais.

A Mostra de Tecnologias com trabalhos realizados por estudantes e educadores ficou exposta durante todo o evento, de forma interativa, com banners, e o processo divulgado a partir de um registro, publicado na web, e disponibilizado por QR Code, podendo ser acessado durante a visita.

Os estudantes realizaram apresentações dos projetos e seus protótipos. Foram exibidos aproximadamente 120 projetos durante os dois dias de Mostra. Confira a apresentação realizada pelas estudantes do ensino fundamental, Camilly e Dayane, da EMEF Sebastião Nogueira, durante a Mostra, com um protótipo chamado “carrinho seguidor de linhas”.

Professores e estudantes puderam desfrutar de espaços organizados em diferentes locais do evento para trocarem experiências sobre as práticas.

Os estudantes educomunicadores da Imprensa Jovem estiveram presentes no evento realizando a cobertura jornalística. Para isso, contaram com uma sala com infraestrutura para a realização de entrevistas com estudantes, educadores, visitantes e palestrantes.

Na última palestra do 2º Seminário e Mostra de Tecnologias para Aprendizagem foram produzidas reflexões resultantes da ação. O debate foi conduzido por Luci Ferraz, Regina Gavassa e Tania Tadeu.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212