Notícias

176 Escolas Municipais e 84 entidades parceiras estão com inscrições abertas para Educação de Jovens e Adultos 

Matrículas podem feitas para pessoas acima de 15 anos; interessados ingressam nas aulas em qualquer momento do ano letivo

Publicado em: 19/08/2021 17h46 | Atualizado em: 21/09/2021
imagem com quadros de diversos estudantes da Educação De Jovens E Adultos
Imagens feitas antes da pandemia de covid-19

Jovens e Adultos que desejam retomar ou concluir o Ensino Fundamental podem realizar inscrição em uma das 176 escolas municipais com turmas do 1º ao 9º ano que atendam nesta modalidade ou em 84 entidades parceiras. As matrículas podem ser feitas em qualquer época do ano e são destinadas às pessoas acima de 15 anos que não tiveram acesso ou não concluíram esta etapa na idade convencional.

Para se inscrever basta comparecer na unidade escolar de interesse com documentos pessoais e comprovante de residência. Quem já cursou parte do Ensino Fundamental pode iniciar o curso do ponto onde parou, apresentando o histórico escolar ou, no caso de não possuir documento comprobatório, fazer uma prova de classificação. 

Atualmente a cidade possui 46.945 jovens e adultos cursando o Ensino Fundamental na Rede Municipal da capital. O atendimento ocorre em Escolas Municipais de Ensino Fundamental e de Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMEFs e EMEFMs), nos Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) ou em entidades parceiras, por meio de Movimentos de Alfabetização. 

Veja a lista de escolas municipais que oferecem a EJA

Confira lista de entidades parceiras que possuem turmas de EJA

Conforme o tipo de polo, os atendimentos ocorrem de diferentes maneiras e formatos.

Confira as formas de atendimento de EJA oferecidas na Rede Municipal

EJA Regular: oferecida nas escolas da Rede Municipal de Ensino, no período noturno, das 19h às 23h (período de 4 horas), cinco vezes por semana. A formação é dividida em quatro etapas: Alfabetização (dois semestres), Básica (dois semestres), Complementar (dois semestres) e Final (dois semestres). Cada etapa tem duração de 200 dias letivos.

EJA Modular: oferecido nas escolas que aderiram a este Projeto, no período noturno, apresenta uma adequação dos componentes curriculares obrigatórios que são organizados em quatro módulos de 50 dias letivos e também em atividades de enriquecimento curricular. Os módulos são independentes, não sequenciais e se desenvolvem em encontros de 2h15m, cinco vezes por semana, além de atividades optativas, com duração de 1h30, para enriquecimento curricular.

CIEJA (Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos) normalmente funciona nos períodos matutino, vespertino e noturno, apresentando um período obrigatório de aulas diárias de 2 horas e 15 minutos, cinco vezes por semana. O curso é estruturado em quatro módulos, com duração de um ano cada.

Movimento de Alfabetização (MOVA-SP) – é oferecido em entidades conveniadas com a Secretaria Municipal de Educação (SME). As aulas acontecem nos períodos matutino, vespertino e noturno, de segunda a quinta-feira, com duração de 2 horas e 15 minutos.

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.197