Notícias

15ª Semana de Alfabetização – MOVA SP/EJA na DRE Penha

Evento realizado com o objetivo de afirmar e prestigiar as ações do MOVA da Cidade de São Paulo

Publicado em: 16/11/2017 15h17 | Atualizado em: 30/11/2020

15a_Semana_Alfabetizacao_MOVA_SP_EJA_DRE_Penha_740_x_430.jpg

No dia 18 de setembro, foi iniciada a “15ª Semana de Alfabetização – MOVA SP/EJA”. Na programação, atividades culturais, mesa redonda e confraternização entre alunos, professores e membros da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha.

A programação da semana teve início no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol com apresentações culturais e com uma mesa redonda composta por diretores, professores e pela Diretora Regional da DRE Penha, Luci Batista Costa Soares de Miranda.

“Foi um evento marcante, que abordou os desafios que a educação para adultos nos traz. O MOVA tem se modificado muito nesses últimos anos com a inclusão de alunos com deficiência, com a presença de muitos jovens e o aumento no número de mulheres nas aulas. Então fica um grande desafio para todos nós, enquanto educadores, formadores e também como instituição, acolher e fazer um trabalho com a melhor qualidade para esse novo público que se apresenta”, declara a Diretora Regional.

Nos dias 20 e 21 de setembro a programação seguiu nos institutos AMMO e Instituto ALUTHA, com oficinas e palestras. Por fim, no dia 22 de setembro, houve um baile em comemoração ao evento.

A formadora e membro da DIPED, Cláudia Ramalho, foi uma das organizadoras do evento e diz que se surpreendeu positivamente com todo o trabalho realizado, com a forma que eles conseguem mobilizar e envolver alunos com deficiência e com a relação acolhedora que é estabelecida entre os professores e alunos. Além disso, ela cita um momento, que para ela, foi muito emocionante. “Na terça-feira, nós tivemos uma declaração de um aluno nigeriano. Ele fez uma comparação da educação do país dele com a do nosso país e o tom de agradecimento dele, referente ao acolhimento que ele teve no MOVA, foi algo muito bom de ouvir. Se eu tivesse que citar cinco coisas boas na minha carreira, essa seria uma delas”, afirma Claudia.

Sobre a Semana de Alfabetização – A Semana de Alfabetização foi criada há 15 anos e tem a proposta de constituir uma ação significativa e importante para a alfabetização de jovens e adultos, além de afirmar e prestigiar as ações do MOVA da Cidade de São Paulo. O Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) é uma ação alfabetizadora concebida a partir dos princípios de ensino de Paulo Freire. Entre os seus objetivos está o de constituir o sujeito envolvido em uma educação conscientizadora que possibilita o exercício da cidadania e a melhoria na qualidade de vida por meio de ações de intervenção social.

Acesse aqui a galeria de fotos da 15ª Semana de Alfabetização MOVA SP/EJA 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra, em primeiro plano, uma criança se alimentando. Ela está com uma colher na boca e um prato em sua frente. Ao fundo, outras crianças também comendo e funcionarias da escola auxiliando
Programação de dezembro- imigrante e cultura inclusiva

Migração e acessibilidade são eixos centrais da programação dos CEUs em dezembro

Publicado em: 06/12/2021 6h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Mão infantil segurando massinha de modelar
mão feminina preenchendo gabarito de prova de concurso

SME convoca candidatos aprovados em lista específica de Negro, Negra ou Afrodescendentes

Publicado em: 04/12/2021 1h30 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de uma professora sentada do chão. Ela segura um caderno com uma figura e mostra para a criança que está em pé em sua frente.

SME amplia em 1.068 o número de cargos para a Educação Infantil Municipal

Publicado em: 03/12/2021 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.212