Notícias

15ª Semana de Alfabetização – MOVA SP/EJA na DRE Penha

Evento realizado com o objetivo de afirmar e prestigiar as ações do MOVA da Cidade de São Paulo

Publicado em: 16/11/2017 15h17 | Atualizado em: 30/11/2020

15a_Semana_Alfabetizacao_MOVA_SP_EJA_DRE_Penha_740_x_430.jpg

No dia 18 de setembro, foi iniciada a “15ª Semana de Alfabetização – MOVA SP/EJA”. Na programação, atividades culturais, mesa redonda e confraternização entre alunos, professores e membros da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional de Educação (DRE) Penha.

A programação da semana teve início no Centro Educacional Unificado (CEU) Quinta do Sol com apresentações culturais e com uma mesa redonda composta por diretores, professores e pela Diretora Regional da DRE Penha, Luci Batista Costa Soares de Miranda.

“Foi um evento marcante, que abordou os desafios que a educação para adultos nos traz. O MOVA tem se modificado muito nesses últimos anos com a inclusão de alunos com deficiência, com a presença de muitos jovens e o aumento no número de mulheres nas aulas. Então fica um grande desafio para todos nós, enquanto educadores, formadores e também como instituição, acolher e fazer um trabalho com a melhor qualidade para esse novo público que se apresenta”, declara a Diretora Regional.

Nos dias 20 e 21 de setembro a programação seguiu nos institutos AMMO e Instituto ALUTHA, com oficinas e palestras. Por fim, no dia 22 de setembro, houve um baile em comemoração ao evento.

A formadora e membro da DIPED, Cláudia Ramalho, foi uma das organizadoras do evento e diz que se surpreendeu positivamente com todo o trabalho realizado, com a forma que eles conseguem mobilizar e envolver alunos com deficiência e com a relação acolhedora que é estabelecida entre os professores e alunos. Além disso, ela cita um momento, que para ela, foi muito emocionante. “Na terça-feira, nós tivemos uma declaração de um aluno nigeriano. Ele fez uma comparação da educação do país dele com a do nosso país e o tom de agradecimento dele, referente ao acolhimento que ele teve no MOVA, foi algo muito bom de ouvir. Se eu tivesse que citar cinco coisas boas na minha carreira, essa seria uma delas”, afirma Claudia.

Sobre a Semana de Alfabetização – A Semana de Alfabetização foi criada há 15 anos e tem a proposta de constituir uma ação significativa e importante para a alfabetização de jovens e adultos, além de afirmar e prestigiar as ações do MOVA da Cidade de São Paulo. O Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA) é uma ação alfabetizadora concebida a partir dos princípios de ensino de Paulo Freire. Entre os seus objetivos está o de constituir o sujeito envolvido em uma educação conscientizadora que possibilita o exercício da cidadania e a melhoria na qualidade de vida por meio de ações de intervenção social.

Acesse aqui a galeria de fotos da 15ª Semana de Alfabetização MOVA SP/EJA 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de estudante tocando instrumentos de percussão

EMEF Imperatriz Leopoldina forma ritmistas com ‘batucada’

Publicado em: 25/11/2022 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Capa do Álbum de Mancala Awelé feito por um estudantes.

Confira o resultado do concurso “Meu Álbum de Mancala Awelé”

Publicado em: 24/11/2022 11h37 - em Secretaria Municipal de Educação

Viii Jornada Pedagógica
Foto posada com os participantes do Slam da DRE Santo Amaro

5º edição do Slam Nossa Voz reúne professores e estudantes na zona sul de São Paulo

Publicado em: 23/11/2022 3h08 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

1 2 3 1.298